7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Governo atira contra Estados e municípios e quer recontagem de mortos por Covid-19

No próprio ministério, o entendimento é de que o problema é o inverso, devido a subnotificação de casos.

Subnotificação de casos não é levada em consideração pelo governo Bolsonaro

Depois do plantão do Jornal Nacional noticiar e em edição extra o número de mortos por coronavírus no País, o governo Jair Bolsonaro agora dispara contra Estados e Municípios e os acusa de estarem manipulando os dados em relação aos mortos no País.

Por determinação do Presidente, o Ministério da Saúde agora quer recontar as mortes por covid-19 no País, sob o argumento de que haveria óbitos a mais, ocorridos por outras doenças, mas erroneamente registrados como coronavírus.

Na avaliação do governo, Estados e municípios estariam manipulando informações para se beneficiarem de recursos do governo federal.

O Inverso – Até o momento, nenhum apontamento sobre esses supostos erros foi feito pelo ministério, que ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto. Ao contrário, há um entendimento dentro do próprio ministério de que o problema é inverso: milhares de mortos estariam sendo enterrados sem ter a causa da morte devidamente apurada, ou seja, o número total seria maior.

O próprio Ministério da Saúde informava, até a última quinta-feira, 4, que havia mais de 4 mil mortes sendo investigadas, além daquelas já confirmadas. Esses dados já não constavam no balanço desta sexta-feira.