24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo de Alagoas envia médicos e enfermeiros para auxiliar em resgates no RS

Embarcaram ainda dois agentes da Defesa Civil Estadual para prestar assistência técnica ao estado gaúcho

Agentes da Defesa Civil de Alagoas e integrantes do Samu embarcam rumo ao Rio Grande do Sul. Fotos: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas determinou o envio de ajuda técnica e humanitária ao Rio Grande do Sul, para auxiliar nos trabalhos de resgate das vítimas das enchentes em todo o estado.

Estão sendo enviados dois agentes da Defesa Civil Estadual e 8 membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) — 4 médicos e 4 enfermeiros — que compõem o Grupamento de Operações Aéreas. Eles embarcaram neste domingo (5), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

Com os médicos e enfermeiros foram enviados materiais e equipamentos essenciais para operações de resgate. Eles seguem para Brasília e de lá embarcam em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Rio Grande do Sul.

 

A tenente coronel e enfermeira do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) que coordena o programa Salva Mais, Elaine Monteiro, informou que o Governo do Estado de Alagoas recebeu uma ligação do Ministério da Saúde para que pudesse auxiliar o Rio Grande do Sul enviando material humano e recurso material também.

“Estamos enviando quatro médicos e quatro enfermeiros que compõem o grupamento de operações aéreas do Estado de Alagoas. São membros do Samu Alagoas que estão indo apoiar as ações de resgate aeromédico no Rio Grande do Sul. O GToverno do Estado de Alagoas está empenhado e envolvido nesta missão. Eles vão compor a Força Nacional do Sistema Único de Saúde [FN-SUS], coordenada pelo médico Leonardo Gomes, que está à frente destas operações. Eles embarcam hoje e nesta segunda-feira (6) já estarão chegando no Rio Grande do Sul para prestar esse apoio à população e ao Estado”.

Neste primeiro momento, por parte da Defesa Civil, viajaram o secretário executivo, tenente-coronel Rômulo Guedes, e o sargento Moreira, um dos engenheiros do setor de desastres tecnológicos. Até a próxima quinta-feira (16), o Governo de Alagoas deve enviar mais dois agentes da Defesa Civil Estadual para auxiliar nos serviços no estado gaúcho.

Os agentes da Defesa Civil de Alagoas vão auxiliar as autoridades gaúchas na gestão da crise. Os profissionais são especializados na avaliação de cenários de desastres naturais e vão apoiar a coordenação de abrigos emergenciais, logística humanitária e geoprocessamento de dados relacionados ao clima.

“Estamos indo representar Alagoas em uma força-tarefa e amiga junto à Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul. Somos gestores de desastres com experiência nos desastres passados. Vamos fazer todo o trabalho da aerofotometria, levando os equipamentos de drones aqui do estado. Vamos auxiliar diretamente nos processos de restabelecimento, ajuda humanitária e reconstrução. Estamos a postos, levando um engenheiro ambiental da parte de desastres tecnológicos e quinta-feira vamos enviar mais dois membros, completando a equipe, formando o corpo geral de força amiga trabalhando pelo Rio Grande do Sul”, pontuou o tenente-coronel Rômulo Guedes.