22 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo de Alagoas lança Campanha de Combate ao Assédio Moral

Chatbot para WhatsApp vai facilitar atendimento para o cidadão na hora de denunciar

Intuito da campanha é disseminar o tema nas instituições, buscando evitar cada vez mais a ocorrência da prática abusiva. Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas lançou, nesta quinta-feira (2), a Campanha de Combate ao Assédio Moral no ambiente de trabalho. A Campanha foi coordenada pela Controladoria-Geral do Estado de Alagoas junto com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), e contou com a parceria de vários órgãos do Poder Público.

A data escolhida para o lançamento foi 2 de maio, Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho. O intuito da campanha é disseminar o tema nas instituições, buscando evitar cada vez mais a ocorrência da prática abusiva que traz tantos danos à sociedade.

A controladora-geral, Caroline Balbino, disse que o Governo de Alagoas se mantém em constante preocupação em combater o assédio. “O estado de Alagoas é um dos que mais gera empregos. O segundo do Nordeste, o quinto do Brasil. Então, essa campanha reforça que os ambientes de trabalho sejam mais empáticos, com mais respeito e mais gentileza. Isso prova que os valores do nosso governo são humanizados”, afirma.

Chatboat 

Durante o evento, o Governo de Alagoas apresentou um chatbot para WhatsApp. Por meio da inteligência artificial, o chatbot vai direcionar o usuário para o órgão público onde a denúncia deve ser registrada. O chatbot vale tanto para quem trabalha no setor público quanto para o privado.

O Secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, ressaltou a importância do chatbot para o combate ao assédio. “Estamos fazendo história no serviço público estadual para que a gente possa, a partir desse processo de conscientização, também dar saltos qualitativos no conjunto do organismo social. O chatbot vai ajudar efetivamente nesse processo”, disse o secretário.

A ferramenta foi desenvolvida pela agência de publicidade Chama, que trouxe o tema de forma leve, priorizando a conscientização. “Esta campanha conseguiu reunir uma grande rede colaborativa, e traz como mérito tratar a questão do assédio moral a partir de uma perspectiva que incentiva a presença do respeito, da empatia e da generosidade nos ambientes de trabalho”, afirmou Hermann Fernandes, diretor executivo da Chama Publicidade.