14 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Governo de Alagoas promove Maratona de Desafios da Saúde no SUS no estado

Durante a ação serão discutidas as problemáticas enfrentadas pelo poder público para garantir os serviços

Evento promovido pelo Governo de Alagoas é organizado pela Sesau e pela Secti. Foto: Olival Santos / Ascom Sesau

O Governo de Alagoas, por meio das Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Ciência de Tecnologia (Secti), iniciou, nesta quinta-feira (26), a Maratona de Desafios da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento, que ocorre no miniauditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, segue até sexta-feira (27).

A Maratona de Desafios da Saúde no SUS de Alagoas é voltada para os profissionais da saúde, gestores, alunos, especialistas em tecnologia e pesquisadores, com o objetivo de discutir os desafios da saúde no Estado.

Durante a ação, estão sendo apresentados o cenário da saúde pública alagoana e projetos de inovação e a tecnologia como facilitadores e impulsionamento à gestão, assistência e o atendimento aos usuários do SUS.

Nesta quinta-feira (26), os profissionais estão discutindo a problematização, hierarquização e priorização de problemas em saúde, onde é possível fazer questionamentos e interações. Já nesta sexta-feira (27), serão apresentados projetos sobre temas em saúde, com uma solução para cada um deles.

O secretário executivo de ações de saúde, Guilherme Lopes, ressaltou que a Maratona de Desafios da Saúde no SUS de Alagoas conta com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

De acordo com o gestor, o evento é uma oportunidade para que os profissionais de saúde apresentem de maneira inovadora soluções para o SUS.

“A Maratona é um evento único de integração e discussões de desafios da saúde em Alagoas. O evento reúne representantes de entidades e órgãos de todas as esferas que compõem o SUS no Estado. Durante dois dias intensos os grupos irão discutir as problemáticas e priorizar os desafios, que serão direcionados com foco a soluções inovadoras e com uso de tecnologia”.

O superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas, Ermi Ferrari, explica que as maratonas de tecnologia e inovação são ferramentas valiosas para a geração de soluções inovadoras. Isso porque, segundo ele, as maratonas estimulam a criatividade, a colaboração e o desenvolvimento de soluções práticas e viáveis.

“Elas desempenham um papel importante na aceleração da inovação e no enfrentamento de desafios complexos. Estamos muito ansiosos e empolgados em ver um grupo tão diverso discutir as problemáticas e, de forma conjunta, como deve ser no SUS. Os desafios priorizados nesse evento serão base para uma segunda etapa, que é a maratona de desenvolvimento das soluções, cujos protótipos serão desenvolvidos no “I Weekathon em Saúde de Alagoas”.