16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo divulga resultado da primeira etapa do concurso Ações Inovadoras

Premiação irá eleger melhores ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais que geram inovação no serviço público de Alagoas

Projeto deve causar impacto significativo na modernização da gestão, ao identificar necessidades reais dentro do serviço público

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulgou, no Diário Oficial desta terça-feira (21), o resultado da primeira etapa do concurso Ações Inovadoras. A premiação acontecerá no dia 30 de novembro, no Centro de Inovação, e irá eleger as melhores ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais que geram inovação no serviço público de Alagoas.

Ao todo foram selecionados 21 projetos. Uma comissão organizadora foi instituída em decreto para avaliar a conformidade das inscrições com os requisitos do edital. Conforme as normas, a ação inovadora deve estar em vigência há, pelo menos, quatro meses, a partir da publicação do edital.

Para ser aceito, o projeto deve causar impacto significativo na modernização da gestão, ao identificar necessidades reais dentro do serviço público. A ação também deve ter resultados mensurados a partir de documentos comprobatórios.

Os projetos e ações foram analisados dentro de três categorias. A de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida do Servidor requer trabalhos que desenvolvam um modelo de gestão participativa, desburocratizada, moderna, transparente e com foco em resultados.

A Modernização da Gestão, Transparência e Governo Digital é voltada para ações que melhorem e ampliem os recursos de tecnologia no atendimento ao cidadão e gerem soluções para otimizar o serviço público.

Já a categoria Atendimento ao Cidadão e Políticas Públicas abrange ações que elevem o padrão, a oferta e qualidade dos serviços para a população. São projetos que assegurem os direitos constitucionais inerentes aos cidadãos e que promovam o bem-estar em áreas como saúde, educação, meio ambiente, assistência social e segurança. O concurso Ações Inovadoras é uma iniciativa da Seplag, por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal).