O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou na noite desta quinta-feira, 16, que no dia 15 de dezembro anunciará nova proposta de reajuste salarial para os servidores públicos federais.
O anúncio foi feito durante uma nova mesa de negociação com a participação de membros do Executivo e de entidades do funcionalismo público, que reivindicam o reajuste nos salários.
“O governo está trabalhando fortemente para poder conseguir espaço orçamentários, espaço financeiro, para consolidar uma proposta que, até o fim do ano, esperamos poder apresentar ao funcionalismo público”, disse José Lopez Feijó, secretário de Relações de Trabalho.
Até o momento, o governo tem R$ 1,5 bilhão disponível para a correção salarial dos servidores federais, o que equivaleria a menos de 1% de reajuste em 2024.
A Mesa de Negociação Permanente, ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, reúne representantes do governo e das entidades sindicais. Ela foi criada em 2003, mas foi paralisada durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), quando o então Ministro da Economia, Paulo Guedes, se referiu aos servidores públicos como “vagabundos”.