
Por Dyego Barros
Contando com uma atuação de gala de Luis Suárez, o Grêmio bateu o Botafogo por 4 a 3, de virada, no estádio de São Januário, nesta quinta-feira (9), em um embate eletrizante, válido pela 33ª rodada do Brasileirão. Com o triunfo conquistado na cidade do Rio de Janeiro, o Tricolor gaúcho, que não apenas saiu atrás do placar como chegou a estar perdendo de 3 a 1, assumiu a vice-liderança da competição, chegando aos mesmos 59 pontos do Alvinegro de General Severiano para entrar, de vez, na briga pelo título.
Suárez decide
Dono da noite, Luisito garantiu o resultado favorável aos visitantes anotando um hat-trick na etapa complementar, em um intervalo de apenas 19 minutos (50’ – 54’ – 69’), para submeter os botafoguenses ao mesmo drama vivido há pouco mais de uma semana, diante do Palmeiras, no Engenhão. Antes da aparição decisiva do uruguaio de 36 anos, que já soma 26 gols e 16 assistências na temporada, Diego Costa havia inaugurado o marcador aos 6’ do primeiro tempo, Everton Galdino empatado aos 9’, Júnior Santos deixado a equipe mandante novamente na frente aos 29’, e Marlon Freitas ampliado a vantagem dos cariocas, logo após a volta do intervalo.
Torcida na bronca
Abalada pelo duro golpe sofrido na reta final da partida, a torcida do Botafogo vaiou o técnico Lúcio Flávio, o goleiro Lucas Perri e protestou contra todo o grupo de jogadores do Glorioso, aos gritos de “time sem vergonha”. Ainda no topo da tabela de classificação e com um jogo a menos que a maioria de seus perseguidores, o Fogão viu o desempenho do ‘Pistoleiro’, multicampeão no futebol europeu, resultar em sua quarta derrota consecutiva. Com um aproveitamento de pouco mais de 6% no recorte das últimas cinco rodadas, o ainda líder do campeonato deixou para trás uma gordura de 13 pontos.
Agenda
No próximo domingo (12), o Grêmio recebe o Corinthians, em Porto Alegre. A bola rola a partir das 16h. No mesmo dia e horário, o Botafogo visita o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. Disputadíssima, a briga pela taça do Brasileirão reune, além de ambos, o próprio RB, quarto colocado, com 58 pontos, o Palmeiras, terceiro, somando 59 e o Flamengo, que acumula 56.