7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Grupos religiosos dão colorido especial a orla com oferendas a Iemanjá

Dia 8 de dezembro também é comemorado pelos católicos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição

Neste sábado, 8 de dezembro, centenas de seguidores dos cultos afros ocuparam a orla de Pajuçara e Sete Coqueiros em Maceió para as manifestações religiosas  de praxe nesta data.

A data é comemorativa, na Igreja Católica, à Nossa Senhora da Conceição. Para alguns segmentos dos cultos afros, o dia é dedicado a Iemanjá, a Rainha do Mar. Mas, dia de Iemanjá também é comemorado em 2 de fevereiro, principalmente em Salvador, na Bahia.

Via de regra, os seguidores da Umbanda comemoram Iemanjá em 8 de dezembro, enquanto outras vertentes de religiões de matriz africana cultuam Iemanjá em 2 de fevereiro.

Na orla de Maceió, o culto a Iemanjá

O certo é que, sobretudo hoje, mães e pais e e filhos de santo de candomblés e terreiro de todas as partes de Alagoas invadem a orla de Maceió e prestam suas oferendas a rainha do mar, colorindo ainda mais o cenário das praias de Maceió..

Os cultos tiveram origem quando, no passado, uma lei impedia que os escravos frequentassem a igreja católica. Dentro do sincretismo religioso, Nossa Senhora da Conceição é Iemanjá no Candomblé.

Grupos de todas as partes do Estado invadem a orla