27 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Guarda municipal recebe título de imortal da Academia Maceioense de Letras

Com talentos no esporte, na música, e agora na literatura, Fábio dos Santos traz benefícios que vão além da segurança pública

Guarda municipal recebe título de imortal da Academia Maceioense de Letras
Foto: Arquivo pessoal

A Guarda Municipal de Maceió segue se destacando pelos talentos que compõem a instituição. Com talentos no esporte, na música, e agora na literatura, os guardas municipais trazem benefícios que vão além da segurança pública para o município.

É o caso de Fábio dos Santos, 51 anos, servidor público há 25 anos, que tomou posse como um dos imortais da Academia Maceioense de Letras (AML), nessa quarta-feira (08).

Formado nos cursos de Letras, Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e com um currículo extenso na área da educação como professor, pesquisador, poeta, escritor, e cientista social, o guarda municipal foi eleito para ocupar a cadeira número dois da AML, que tem como patrono o escritor Graciliano Ramos. Além de especializações e diversos prêmios recebidos, Fábio dos Santos conta com mais de 20 livros publicados, com livros de contos, poesias, e os romances Cimento vivo e Tão humano quanto Deus.

“Estou na Guarda Municipal desde 1996, e esta é a minha grande e primeira honraria na Academia Maceioense de Letras, do qual serei sócio efetivo e farei parte do quadro de imortais, pelo reconhecimento do meu trabalho literário, pelos diversos livros publicados, pela minha atividade cultural com a música, profissionalismo educacional e como servidor público da Guarda Municipal de Maceió”.

O guarda municipal vai ocupar a cadeira número dois da Academia Maceioense de Letras. Foto: Acervo pessoal

O guarda municipal vai ocupar a cadeira número dois da Academia Maceioense de Letras. Foto: Acervo pessoal

Para o agente da GMM, que faz a segurança patrimonial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o momento é de muita emoção e felicidade pelo prêmio recebido.

“É uma grande honraria para mim porque é uma forma de reconhecer todo um esforço e todo o meu trabalho e patrimônio intelectual que deixo para as gerações futuras. É muito gratificante para mim, é muito mais do que uma emoção, é um sentimento de reconhecimento e pertencimento dentro de uma classe em que configura grandes intelectuais e escritores de renome nacional e internacional”.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Alex Pereira, parabenizou o agente de segurança e afirmou que a honraria evidencia os diversos talentos presentes na Guarda Municipal de Maceió.

“É gratificante para nós quando vemos guardas representando a instituição de uma maneira tão honrosa. Temos talentos nos diversos grupamentos e em todo o quadro da GMM, ganhando medalhas, homenagens e sendo reconhecidos pela sua contribuição à sociedade, e isso comprova a aptidão dos agentes municipais de segurança pública que compõem a Guarda de Maceió”.