5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Hemoal faz coleta itinerante de sangue em Coruripe

Ação vai ocorrer na Unidade de Coleta e Transfusão, ao lado do Hospital Carvalho Beltrão

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 a 69 anos de idade. Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Além de receber doações de sangue em seus postos fixos em Arapiraca e Maceió, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará coleta itinerante em Coruripe, nesta quinta-feira (9). A ação vai ocorrer na Unidade de Coleta e Transfusão, ao lado do Hospital Carvalho de Beltrão, das 8h às 16h.

Os interessados em se candidatar à doação voluntária de sangue, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS), necessitam ter boa saúde, entre 16 a 69 anos de idade, além de peso igual ou superior a 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios.

Quanto aos impedimentos definitivos, os voluntários não podem ter contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para repetir o procedimento, as mulheres devem aguardar um intervalo mínimo de três meses, enquanto que os homens só podem se candidatar novamente depois de no mínimo dois meses.

Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação e devem evitar o consumo de alimentos gordurosos, bem como, não podem ter dormido menos de 6 horas na noite anterior.

No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.