18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Hospital Chama anuncia retorno da cardiologia

Ação pedia pelo restabelecimento imediato do atendimento em cardiologia aos usuários SUS pelos próximos seis meses

Na semana passada, o Hospital Chama informou o retorno do serviço de cardiologia, com a abertura das regulações junto ao Município de Arapiraca a partir da sexta-feira (22). Com isso, pacientes SUS voltarão a ser atendidos pela unidade de saúde. Vale destacar que o retorno do serviço é fruto de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Alagoas no dia 11 de março.

Acatada pela justiça no último dia 14, a ação pedia pelo restabelecimento imediato do atendimento em cardiologia aos usuários SUS pelos próximos seis meses, com previsão de multa de R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento.

Consta ainda na ação civil pública que cabe ao Estado de Alagoas providenciar nos próximos seis meses a realocação dos serviços cardiológicos da 2ª Macrorregião de Saúde, atualmente atendida pelo Hospital Chama.

De acordo com a promotora de Justiça Viviane Karla Farias, a unidade de saúde havia suspendido o atendimento em cardiologia pela insuficiência de recursos financeiros. Para que mais de meio milhão de usuários não ficassem desassistidos, o MPAL decidiu entrar com uma ação na justiça.

A ACP é assinada pelos promotores de Justiça Viviane Karla Farias e Cláudio Teles.