3 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Idoso de 63 anos que não quis se vacinar é o primeiro caso confirmado da Variante Delta em Alagoas

Ele diz não ter viajado nos últimos meses, o que reforça a variante já estar circulando no estado

Alagoas confirmou, nesta segunda (9), os dois primeiros casos de Covid-19 causados pela variante delta do coronavírus. Os infectados são de Maceió um idoso de 63 anos, e Palmeira dos Índios de 24 anos.

No caso do idoso de Maceió, ele escolheu não se vacinar. Com sintomas leves e já na fase final da recuperação, o paciente não corre nenhum risco. Mas infectado com uma variante altamente contagiosa, é seguro que ele tenha contaminado inúmeras outras pessoas.

Sem contato conhecido com infectados, o idoso de 63 anos não viajou nos últimos meses. O que reforça, neste caso, que a variante já circula em Alagoas. Agora é tarde: ele mudou de ideia e diz querer se vacinar assim que se recuperar.

Na capital, os maceioenses de 22 anos passam a ser vacinados hoje. Em todo estado, já forma mais de 2 milhões de doses aplicadas. As pessoas com 60 anos ou mais representam cobertura vacinal de 89,9%. Mas é preciso que este número seja mais alto para que o vírus pare de circular. Alagoas tem 231.783 casos da Covid-19 e 5.905 óbitos

Variante delta

Os dois casos já estão sendo monitorados, junto com suas famílias, pela equipe da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau). O secretário deixou claro que não é preciso criar alarde e que o enfrentamento à pandemia em Alagoas segue firme. Como a variante infecta mais pessoas de forma mais rápida, a população deve continuar usando máscaras, evitando aglomerações, e buscando se vacinar assim que chegar sua vez.

“A chegada desses casos não muda nada. A gente continua liderando o enfrentamento à pandemia com os melhores resultados do Brasil. O que já se sabe em relação à variante delta, não só no Brasil, como em outras partes do mundo, é que ela tem uma maior transmissibilidade, ou seja, ela infecta as pessoas de maneira mais rápida. Mas, isso não afeta e não muda nada no nosso planejamento do enfrentamento à Covid-19. Vamos seguir atentos e deixando vocês informados”. Alexandre Ayres.

Ayres também explicou que a variante tem circulado por estados próximos a Alagoas e que já era esperada a confirmação.