1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Iluminação em LED em Maceió cresce 400% em 2023

Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) instalou mais de 9000 luminárias deste tipo em toda capital alagoana

Iluminação em LED em Maceió cresce 400% em 2023
Avenida Jorge Montenegro, na Santa Amélia. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió
Maceió está brilhando por todo lado. Este ano, o número de luminárias em LED instaladas no município subiu 400% em 2023 em relação ao ano de 2022. A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) espalhou 9008 novos equipamentos pelas avenidas, ruas, praças e grotas da capital alagoana neste ano.

São três bairros, Pescaria, Riacho Doce e Cruz das Almas, e 32 grotas de Maceió com iluminação 100% em LED, em uma iniciativa Prefeitura de Maceió para a modernização do parque luminoso do município.

A parte alta de Maceió também está de cara nova, com a presença da iluminação pública pela primeira vez na Avenida Marília Mendonça e na Via da Integração, na Cidade Universitária e Benedito Bentes, respectivamente.

A entrada de Maceió pelo Tabuleiro dos Martins acompanhou o ritmo e agora brilha como nunca antes, com a obra de modernização da iluminação da BR-104, entre o Eustáquio Gomes e a Ufal.

Os corredores de transporte, grotas e conjuntos habitacionais foram prioridades no cronograma de trabalho da Ilumina em 2023, por se tratarem de áreas que tem por característica um grande fluxo populacional, seja através das moradias ou pelo deslocamento das pessoas na mobilidade urbana, como explica o diretor-presidente em exercício da Ilumina, Gutenberg de Melo.

“O planejamento estratégico da Ilumina para este ano considerou a importância desses espaços, reconhecendo que a eficiência da iluminação não apenas contribui para a segurança, mas também influencia diretamente na qualidade de vida dos residentes”.

Outro ponto levado em consideração dentro das ações da pasta, explica Melo, é que a iluminação adequada em corredores de transporte e grotas, por exemplo, não só promove a visibilidade necessária para garantir a segurança dos transeuntes, mas também pode desempenhar um papel crucial na prevenção de acidentes e na redução da criminalidade.

Da mesma forma, nos conjuntos habitacionais, a iluminação bem projetada pode criar ambientes mais acolhedores, promovendo a sensação de segurança e incentivando a convivência comunitária.

Exemplo do esforço promovido pela Ilumina para garantir a melhoria na iluminação pública é o bairro do Jacintinho. Por lá, as avenidas principais do conjunto José da Silva Peixoto ganharam iluminação em LED, bem como as ruas no entorno do mercado público no bairro e outras cinco grotas que margeiam o segundo maior bairro de Maceió em número de pessoas.

A parte baixa da capital não ficou de fora. A Avenida Dona Constança e Gustavo Paiva, na Mangabeiras, ganharam LED em toda sua extensão, assim como a Avenida Pretestato Ferreira, na Jatiúca. O Parque da Mulher, no mesmo bairro e a Praça do Caruaru, na Ponta Verde, agora brilham com as luzes dos novos equipamentos.

No Vergel do Lago, a Prefeitura substituiu todas as luminárias da Avenida Senador Rui Palmeira, a via principal da orla lagunar. A requalificação contempla 6 km da via, do trecho entre o balanço até o Papódromo. A Avenida Silvestre Péricles, tão conhecida pelos maceioenses como Rua Formosa, também foi beneficiada com 125 luminárias.

As áreas de convívio público também foram beneficiadas pelas ações da Ilumina, que através da requalificação do parque luminoso, incentiva o convívio das comunidades através do lazer e esporte. Ao todo, 19 foram as praças de Maceió que receberam melhorias na iluminação pública.

“Essa abordagem inovadora destaca o compromisso da gestão em proporcionar benefícios tangíveis às comunidades, ao mesmo tempo em que estabelece um novo padrão para futuras iniciativas de iluminação urbana em Maceió”, completou Gutenberg Melo.

Instalação de Luminárias de LED, na Grota da Alegria, no Benedito Bentes. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió
Instalação de Luminárias de LED, na Grota da Alegria, no Benedito Bentes. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Ineditismo

A administração liderada pelo prefeito JHC tem garantido uma transformação sem precedentes ao introduzir uma iluminação pública de alta qualidade que combina eficiência tecnológica, responsabilidade social e práticas sustentáveis. Este avanço significativo estendeu-se a áreas que, pela primeira vez, experimentam iniciativas dessa natureza.

Um exemplo emblemático é a Baia dos Cavalos, localizada no Vale do Reginaldo, e parte da comunidade da grota Vale da Esperança, no bairro Antares. Nessas regiões, a iluminação pública chegou de forma inédita e isso representou não somente um avanço na infraestrutura, mas também impactou diretamente a qualidade de vida dos residentes, redefinindo a paisagem urbana e promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor.

Brota na Grota

É a população das áreas mais vulneráveis que mais recebe atenção do prefeito JHC. A Ilumina segue um cronograma estabelecido em conjunto pelos órgãos municipais e, através do Brota na Grota, tem promovido uma verdadeira revolução nas comunidades de Maceió.

No primeiro ano de programa, a Ilumina instalou 100% LED em 32 grotas de Maceió, ou, em mais de um terço das grotas ativas da capital. Os investimentos ultrapassaram a ordem de R$ 5 milhões e os benefícios vão desde o retorno das pessoas aos espaços públicos que são seus por direito, passando pela segurança de jovens e mulheres, até mesmo a mobilidade, facilitada pela iluminação, para idosos e crianças.

A comunidade da Grota do Facão, em Ipioca, recebeu o maior investimento da Ilumina no Brota na Grota, com mais de R$ 800 mil reais disponibilizados para modernização e ampliação da rede de iluminação pública no local, que recebeu 287 luminárias em LED.