5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

IMA autua Prefeitura de Maragogi e Verde Ambiental por lançamento de efluente no mar

Equipe da Gerência de Laboratório realizou coletas para análise do efluente que estava sendo despejado

Após denúncia chegar ao IMA, equipes de fiscalização e do laboratório estiveram em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas e constataram as irregularidades. Foto: Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) autuou a Prefeitura de Maragogi e a empresa Verde Ambiental, que detém a concessão de serviços de água e esgoto no município, por lançamento de efluentes em faixa de praia, conforme denúncia que chegou ao IMA por meio de vídeos. Cada uma foi multada em R$ 250 mil.

Na terça-feira (7), após a denúncia chegar ao órgão, equipes de fiscalização e do laboratório estiveram em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas e constataram as irregularidades.

Em princípio, foi possível identificar uma conexão entre a rede de efluentes, operada pela Verde Ambiental, e a galeria de águas pluviais, que é de responsabilidade da Prefeitura de Maragogi, o que resultou no lançamento de efluente na faixa de areia da praia.

A equipe da Gerência de Laboratório realizou coletas para análise do efluente que estava sendo despejado. Os resultados devem ficar prontos em sete dias úteis.