25 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Esportes

Impasse com Cade: Disney venderá Fox Sports e Libertadores

Disney adquiriu os ativos de cinema e parte de televisão da 21st Century Fox por US$ 71,3 bilhões

Os canais Fox Sports no Brasil serão colocados à venda pela Disney, para que a fusão do grupo americano com a Fox seja aprovada no Brasil pelo Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

A negociação com o Cade para uma possível manutenção do canal esportivo foi a única exigência que travou, no Brasil, o prosseguimento da fusão mundial entre Disney e Fox. Como já é dona dos canais ESPN no Brasil, ficaria com uma grande fatia do mercado, o que configuraria monopólio.

A Disney e a Fox querem que profissionais sejam respeitados e que o provável fim da emissora não tenha a mesma repercussão da extinção do Esporte Interativo na TV. Alguns desses profissionais serão absorvidos pela Disney, que manterá no ar a ESPN, no país desde 1995.

Está marcado para esta quinta-feira (28) o segundo encontro de Lideranças da Fox, onde será anunciada a venda dos canais internamente. Os chamados ativos do canal serão disponibilizados de forma integral, não podendo ser vendidos em partes.

Entre esses ativos estão os direitos de transmissão como a Libertadores. A Fox comprou o melhor pacote de TV paga. Esses direitos não podem ser absorvidos pela Disney, por força de contrato, assim como a Globosat. Por já ter poder grande no mercado, a programadora global não pode comprar o que a Disney tem para vender.

A Disney adquiriu os ativos de cinema e parte de televisão da 21st Century Fox por US$ 71,3 bilhões. Entre os ativos que foram comprados estão os canais pertencentes a Fox na América Latina, como a homônima, o Fox Sports e a NatGeo.