2 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Incêndio em metrô de Brasília deixa confusão no ar sobre as causas do sinistro

Inspeção ainda não conseguiu entender o que aconteceu com o trem

Incêndio em metrô de Brasília: uma confusão total

Um incêndio em metrô de Brasília na tarde desta sexta-feira, 12, deixou em estado de alerta as autoridades do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e da própria Companhia de Metrô, considerando que até agora não há uma conclusão sobre como aconteceu o sinistro.

Segundo a  Companhia do Metropolitano, o trem apresentou uma falha de tração no local, o que fez com os usuários tivessem de desembarcar naquela estação após o piloto receber alerta de incêndio.

O alerta foi dado por um passageiro na estação Arniqueiras, quando o trem foi evacuado e assim se evitou uma tragédia.

Segundo o presidente da Companhia, Handerson Cabral, um usuário que estava no carro fez o acionamento do botão-soco. “Ele tem como princípio de segurança dar informação na cabine de que o botão foi acionado, e o trem obrigatoriamente para na próxima estação para averiguar o motivo. Parou em Arniqueiras, o piloto já tinha sido informado, desceu para verificar o que estava acontecendo”, relatou Handerson.

Inspeção

O gestor da companhia disse que foi  feita a inspeção pela equipe de plataforma e não foi verificado o foco de incêndio, uma vez que tinha fumaça. Não foi necessário combate ao incêndio preventivamente. Com essa verificação, partiu o trem para recolhimento no pátio de Águas Claras. Ele saiu, passou pela estação e, antes de chegar ao pátio, houve a presença de fogo no trem.”