7 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Índice de envelhecimento no País ‘nos dá novas responsabilidades’ diz Simone Tebet

Para ela, o nível de responsabilidades passa pelo desenho das políticas públicas

Simone Tebet: mais responsabilidade com políticas públicas para os idosos

Os novos dados do Censo de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira, 27, levaram a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), a manifestar que isso ” nos dá novas responsabilidades no desenho de políticas públicas”

De acordo0 com o levantamento, o número de pessoas com 65 anos ou mais ultrapassou os 10% da população, revelando uma aceleração do envelhecimento do Brasil nos últimos 12 anos.

“No Brasil, 10,9% dos brasileiros possuem mais de 65 anos. Essa parcela da população cresceu 57% desde 2010. Ao mesmo tempo, a participação das crianças com até 14 anos recuou de 24,1% em 2010 para 14,8% atualmente. Isso nos dá novas responsabilidades no desenho de políticas públicas”, disse Tebet.

O levantamento do IBGE, subordinado a pasta do Planejamento, ainda revelou que o chamado “índice de envelhecimento”, um cálculo que representa o número de pessoas do grupo de idosos em relação a um grupo de 100 crianças de zero a 14 anos, saltou de 30,7 para 55,2.