16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Interior

Instituto Histórico Lagense dá posse a seus patronos

O Instituto foi criado em agosto de 2015

O Instituto Histórico, Artístico e Cultural de São José da Laje empossou oficialmente seus patronos, em solenidade que contou com a presença do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, professor Jayme Lustosa de Altavila, e que reuniu cerca de 200 pessoas, entre autoridades, convidados e familiares dos empossados.

“O Instituto Lajense é um resgate e, ao mesmo tempo, um movimento em favor da memória, da cultura e da arte de São José da Laje”, diz Ronaldo de Andrade, presidente da instituição.

Os patronos do Instituto Lagense.

A instituição foi fundada em 22 de agosto de 2015 e dos 20 patronos, 19 tomaram posse. São, na maioria, profissionais liberais, lajenses, que assumiram o compromisso de defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade e que, nesses últimos três anos, já realizaram duas mostras de cultura que movimentaram a cidade e envolveram, sobretudo, jovens em oficinas de música, e arte. “Esse é o primeiro Instituto Histórico do interior de Alagoas”, informa Ronaldo.

Patronos – Tomaram posse, além do presidente Ronaldo de Andrade, a jornalista Eliane Aquino, a Secretária de Cultura e Turismo de São José da Laje, Jacineide Maia, a professora Maria Angélica Lyra, o técnico agrícola Roberto Flávio de Andrade Silva, a pedagoga Maria do Socorro Lyra Fonseca, o contabilista Quitério Matias da Silva, a professora Maria do Carmo Gomes Martins (Lili), o professor Luiz Tarcísio Gomes Martins, o professor Juliano Brito, o técnico contábil Claudionor de Brito, o empresário Joselito Balbino, o agrônomo José Benigno Pino Lyra, o advogado Marc Aurélio Pino, o professor Antônio Lopes da Silva Neto, o advogado Daslan Melo, o agrônomo Roger Fabiani, a administradora Regina Souza, e o engenheiro Marivaldo Coutinho.