22 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

JHC na reinauguração do prédio da OAB destaca importância da entidade na defesa da cidadania

Prefeito também chamou a atenção para relevância histórica do prédio da Ordem no Centro de Maceió

Prefeito JHC prestigia reinauguração do prédio da OAB. Foto: Itawi Albuquerque

O prefeito JHC participou, nessa quinta-feira (25), da reinauguração do prédio da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL). O espaço, localizado no Centro de Maceió, foi entregue depois da finalização da primeira etapa das obras e é mais um local destinado à advocacia e à sociedade alagoana.

“Eu me sinto honrado de fazer parte dessa instituição que tanto nos inspira, que tanto defende a infraestrutura legal do nosso País e que tanto nos apoia para que possamos cumprir com a nossa função social, garantir os direitos da população, a cidadania e a dignidade”, disse JHC.

O prefeito destacou ainda o trabalho realizado pela presidência da Ordem. “Ao presidente Wagner Paes, eu queria, mais uma vez, falar do seu trabalho, que não é só referência para nós aqui em Alagoas, mas também para o Brasil. Eu sou testemunha do carinho, do apreço e do respeito dos seus colegas pelo seu trabalho, pela forma moderna, inovadora, pensando em uma OAB contemporânea, que esteja de ouvidos atentos e ecoando o sentimento mais profundo. Sobretudo, também, da nova advocacia das minorias para fazer uma OAB justa e plural”, disse JHC.

JHC ressaltou também a importância da reinauguração do prédio para o bairro do Centro, um dos mais tradicionais de Maceió. “Foi aqui que tudo começou, foi aqui que Maceió começou. Aqui é onde tudo acontecia. E o centro da cidade, não só aqui, nas capitais brasileiras, mas em todo o mundo, enfrentou um momento dramático. E hoje as cidades estão fazendo o trabalho para recuperar estes espaços, para fortalecer o comércio e as atividades naquela territorialidade”, disse.

E completou: “Mas nada disso é possível se não tivermos um pacto social, se o governo não estiver ao lado das instituições e da iniciativa privada para acreditar neste resgate. Então estamos em um momento decisivo. E com muita coragem, tanto a OAB faz esse papel agora, em resgatar o seu prédio histórico, quanto a Prefeitura de Maceió adquiriu dois prédios, que há muito tempo pertenciam ao INSS. Eu, como gestor, poderia ter uma opção de inviabilizá-los e não acreditar que seria possível resgatá-los para a nossa cidade. Mas a gente tem um dos poucos Centros com vista para o mar. E aqui será a nova sede, o novo centro administrativo da Prefeitura”, afirmou.

Wagner Paes, presidente da OAB/ AL, ressaltou a relevância da entidade e relembrou a importância do prédio da Ordem. “A OAB é a casa da cidadania. A OAB é a porta daqueles que não têm a estrutura necessária e que sempre vai lutar por aqueles que mais precisam. Então é impossível pisar nesse terreno aqui, nesse prédio e não se emocionar, não sentir um aperto no peito. Tanta história, tanta luta, tantas conquistas. Isso é só a primeira etapa”, relatou.

Beto Simonetti, presidente nacional da OAB, também esteve presente ao evento. Ele reforçou o papel da advocacia e fortalecimento da categoria no País. “Fundamental este momento em que todos estão aqui para prestigiar este evento que contempla o passado, o presente e o futuro da advocacia de Alagoas. Vida longa a advocacia de Alagoas, vida longa advocacia do Brasil”, pontuou.

Sobre o prédio – O primeiro pavimento do prédio abriga a secretaria geral, a sala de comissões e a tesouraria da entidade. O espaço conta ainda com livraria, cafeteria, certificação digital, salas de reunião e o Espaço Caixa (com a oferta de vacina, coletas de sangue e planos de saúde).

A segunda etapa das obras vai contar com a sede da Caixa de Assistência, Museu da Advocacia, Sala do conselho reformada e sala das associações. Haverá também um auditório, muito usado no passado para os juramentos e palestras que eram organizados na seccional. Funcionará também um centro médico onde os advogados terão à disposição atendimento em diversas especialidades.

O prédio, no passado, abrigou a primeira Faculdade de Direito de Alagoas. Depois, passou a ser a sede da seccional da OAB no Estado. O espaço recebeu diversos eventos históricos da OAB/AL, sediando momentos marcantes no local e construindo um legado por diversas gerações.