1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

JHC prega união em defesa do turismo de Maceió

Em reunião com Ministério do Turismo, Embratur, presidente da Câmara Federal e o trade, prefeito destaca importância do setor para a capital

Prefeito JHC prega  união em defesa do turismo de Maceió
Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceio
O prefeito de Maceió, JHC, participou na manhã deste sábado (16) de evento que discutiu o impacto da mineração no turismo da capital. O encontro, promovido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, trouxe à cidade o ministro do Turismo Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Na oportunidade, JHC destacou que Maceió é capaz de renascer em cada desafio, e que, para isso, é necessário ainda mais união.

“O que precisa ser feito nós vamos fazer. Estamos traçando as estratégias necessárias e dando todo o suporte. O trade precisa estar mais unido do que nunca para podermos manter a expectativa da maior alta temporada da história da nossa cidade. Iremos vencer mais esse momento. O turismo é o maior eixo de desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, disse JHC.

“A expectativa é que a gente receba na alta temporada mais de 1 milhão e 200 mil visitantes, 70 voos semanais, além dos cruzeiros. Os estímulos que proporcionamos para o turismo são convertidos em impactos econômicos para nossa cidade e isso é muito positivo. Maceió está pronta para receber os turistas”, completou.

O ministro Celso Sabino reafirmou o compromisso do Governo Federal com o município e destacou novas ações.

“O Governo Federal está de braços dados com a Prefeitura de Maceió, com o trade turístico da região, na direção de demonstrar a todos os turistas brasileiros e internacionais que a cidade está pronta para receber todos que pra cá vierem. Os eventos que aconteceram relacionados à mineração não afetaram em nada a operação turística, muito distante do aeroporto, das rotas, das praias e dos destinos turísticos. Tudo já está sendo gerenciado pelo executivo municipal”, disse.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que com a união de esforços é preciso combater a desinformação e reforçar cada vez mais o turismo.

“Estamos reunidos para que o turismo não seja impactado. O que a gente não pode deixar de acontecer é que uma indústria tão importante, que gera emprego e renda, como o turismo, seja abalada de forma irresponsável com a propagação de informações enganosas. Vamos ouvir o trade para que a gente possa atuar e evitar que essa situação venha atingir esse importante setor”, finalizou.

“Estamos diante de um dos litorais mais bonitos do mundo, só que o que você não pode é comprometer com uma imagem que não condiz com a realidade, todo o atrativo turístico. Estamos aqui para buscar saídas e ouvir o trade. A gente precisa promover a cidade em cima do que é real. Estamos aqui para ajudar e encontrar uma solução”, complementou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Também estiveram presentes entidades diretamente e indiretamente ligadas ao setor, como Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH/AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL) e o Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur), os deputados federais Fábio Costa e Alfredo Gaspar e secretários municipais.