21 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

JHC recepciona navio MSC Grandiosa, o primeiro da temporada de 2023/2024

Esta temporada deverá gerar impacto econômico de R$ 80 milhões em Maceió

JHC recepciona navio MSC Grandiosa, o primeiro da temporada de 2023/2024
Prefeito JHC durante a chegada do maior navio da temporada em Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
Maceió recebeu neste sábado (18) o primeiro navio MSC Grandiosa da temporada 2023/2024. Considerado o maior da temporada, o navio partiu de Gênova, na Itália, e chega ao Porto de Maceió com 4.546 passageiros. A temporada de navios na capital alagoana segue até abril de 2024 e deve gerar impacto econômico de R$ 80 milhões, o dobro do ano passado.

O prefeito de Maceió, JHC, recepcionou os passageiros e destacou que Maceió foi a primeira cidade a manifestar interesse em recepcionar os cruzeiros.

“Nós já garantimos 28 cruzeiros e estamos em busca de mais. Maceió foi a primeira cidade a manifestar interesse para recepcionar os cruzeiros, é uma cidade vibrante culturalmente e artisticamente. Nos preparamos para esse momento. A ideia é estimular as possibilidades que temos para fisgar a atenção e as oportunidades que estão surgindo para trazer nosso insumo básico, que são os turistas”, disse.

JHC também destacou que hoje Maceió conta com um terminal próprio do Porto, e que novos projetos já estão sendo pensados para o espaço.

“Hoje nós temos nosso próprio terminal, os turistas podem embarcar e desembarcar. Com a ação efetiva da nossa gestão, o próximo passo é a construção da orla do Porto, para integrá-lo com a cidade. Nossa cidade tem um potencial enorme, o Porto tem que conversar com Maceió e trazer mais conforto, tranquilidade e segurança para os turistas que nos visitam e que embarcam e desembarcam na nossa cidade. Eu fico muito feliz de estar promovendo e estimulando, mais uma vez, a alta temporada de cruzeiros na nossa cidade”, ressaltou.

Os setores de alimentação, passeios e comércio serão os principais beneficiários desse aumento no fluxo turístico. Até abril de 2024 serão 28 paradas e 10 embarcações no Porto de Maceió.

O secretário de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro, afirmou que esta temporada marca um capítulo histórico na capital.

“Hoje, a capital está incluída no circuito de grandes portos do Brasil e graças aos esforços do prefeito JHC, conta com terminal de excelência para embarque e desembarque. Os cruzeiros desempenham um papel crucial na economia local, impulsionando diversas cadeias produtivas vinculadas ao turismo, com um público qualificado que não apenas enriquece a experiência, mas também contribui para a geração de empregos e oportunidades para os maceioenses. A Prefeitura de Maceió e todos do trade turístico estão mais que preparados para receber nossos visitantes”, destacou.

“Eu amo Maceió”

Isabel Buratti é de São Paulo e já esteve em Maceió há 20 anos. Agora, vai realizar o passeio mais desejado por ela e por todos os turistas. “Eu amo Maceió. Queria ver como está o centro da cidade, porque já era bonito naquele tempo. Espero sol, praia e muito divertimento. Quero comer uma lagosta bem recheada, conhecer o povo simpático daqui e realizar o sonho de fazer o passeio de jangada até as piscinas naturais da Pajuçara”.

Durante toda a temporada de cruzeiros, a Secretaria Municipal de Turismo estará com equipes técnicas ao lado do Mercado 31, no bairro do Jaraguá, para fornecer informações sobre o destino e distribuir materiais promocionais e informativos sobre a cidade.

Além de movimentar toda a cadeia produtiva do turismo, a temporada de navios é uma grande oportunidade de divulgar os atrativos da capital para diversos destinos, dentro e fora do Brasil.