20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

JHC se reúne com Fonplata para tratar de obras do novo Mercado da Produção

No encontro com a presidente executiva do Fundo Financeiro, eles também falaram sobre modelo de gestão

JHC se reúne com Fonplata para tratar de obras do novo Mercado da Produção
Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
O prefeito de Maceió, JHC, se reuniu nesta quarta-feira (03) com representantes do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para tratar sobre o projeto do novo Mercado da Produção. No encontro, o prefeito destacou que a construção será histórica.

“O Mercado será um símbolo que eu tenho certeza que daqui a dez ou vinte anos vamos voltar aqui e poder nos orgulhar. Este é um esforço coletivo para a concretização desse projeto histórico”, afirmou JHC.

A operação de crédito, no valor de US$ 40 milhões (em torno de R$ 200 milhões), junto ao Fonplata, será destinada ao Programa de Desenvolvimento Urbano no Município de Maceió (Desenvolve Maceió), tem o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida da população, geração de emprego e renda local,

O projeto – Os recursos serão destinados para o Mercado e encostas da capital. A Prefeitura investirá na recuperação das encostas, promovendo o reordenamento da drenagem pluvial, evitando a erosão e também soluções de engenharia que visam contenção e recuperação dos taludes existentes.

Já o Mercado Público da Produção ganhará um novo espaço de 50.000 m², aumento da quantidade de boxes de espaços de comercialização, inclusão de restaurantes e de serviços públicos, garantindo assim, o fortalecimento do turismo, cultura e da gastronomia.

A presidente executiva do Fonplata, Luciana Botafogo, destacou que o órgão está ajudando Maceió a transformar uma realidade.

“O Fonplata está ajudando Maceió a transformar uma realidade que para nossa população aqui é uma coisa histórica, porque há uma dificuldade muito grande em relação ao Mercado. Mas é uma riqueza fantástica que a gente não pode deixar de cuidar, e não só a parte física do Mercado, mas cuidar das pessoas que estão ali”, disse Luciana Botafogo, que estava acompanhada do gerente de Projetos do Fonplata, Aderbal Curvelo.

Ela informou que o próximo passo é a licitação da obra e definição do modelo de gestão do Mercado. Disse ainda que nesta quinta-feira (04) acontece em Maceió reunião da diretoria do Fonplata e logo após uma visita ao Mercado Público.

O Fonplata é uma entidade financeira do Tratado da Bacia do Prata que apóia técnica e financeiramente a realização de estudos, projetos, programas, obras e iniciativas que promovam o desenvolvimento harmônico e a integração física dos países membros da Bacia do Prata: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.