19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Joaldo Cavalcante defende integração entre Secom’s e Presidência

Secretário de Comunicação participa em Belém (PA) do encontro com gestores estaduais e apresenta o compromisso de Alagoas com a melhoria contínua da comunicação pública


O secretário Joaldo Cavalcante (Comunicação) participa em Belém (PA), do 4º Encontro dos Secretários de Comunicação do Brasil. Ele expressou o compromisso de Alagoas com a melhoria contínua da comunicação pública e o enfrentamento das fake news. O secretário entregou aos demais representantes estaduais um kit composto por manuais de redação, gerenciamento de crises e gestão de redes sociais – todos produzidos pela Secom Alagoas. O secretário-executivo Wendel Palhares também está no evento.

Em videoconferência com o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, foi discutida parcerias entre os Estados e o governo federal, no sentido de conectar a comunicação federal com as particularidades regionais, comunicação eficaz é aquele em que a realidade local está presente, quando o povo se identifica com a mensagem entre debates sobre prestação de serviços públicos e e inteligência artificial.

Joaldo defendeu as estratégias para fazer com que a informação esteja sempre mais próxima do cidadão. “Estamos fazendo história em um país continental, com visões diversas do processo de desenvolvimento. Construímos uma política de comunicação extremamente madura e objetiva, buscando unir pensamentos para avançar nesse processo”, destacou o secretário.

Além da apresentação do kit, o encontro focou na regionalização da comunicação institucional, um tema de grande relevância para um país com a complexidade e diversidade do Brasil. A proposta discutida visa integrar e conectar as diversas campanhas, desde educação até saúde pública, para que a comunicação governamental seja mais eficaz e reflita as necessidades locais junto às diretrizes nacionais.

“Nosso objetivo é não apenas informar, mas conectar. Queremos que cada alagoano veja sua vida refletida em nossa comunicação. Com os manuais que desenvolvemos, estamos estabelecendo um padrão de comunicação que é tanto educativo quanto inclusivo, garantindo que importantes mensagens sobre serviços e campanhas de saúde cheguem de maneira eficaz a todos os cidadãos”, concluiu.