7 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

LDU frusta sonho do Fortaleza nas penalidades e fatura título da Sul-Americana

Dominguez se agiganta após empate do tempo regulamentar persistir na prorrogação, defende três cobranças de pênalti e garante bicampeonato ao time equatoriano

Foto: Pablo Porciuncula / AFP


Por Dyego Barros

O Fortaleza esteve muito próximo de se tornar a primeira equipe nordestina do país a conquistar um título continental, neste sábado (28), na disputa da grande decisão da Copa Sul-Americana, mas viu a LDU levar a melhor no Estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, no Uruguai, e frustar a expectativa dos torcedores do Leão do Pici que se deslocaram, em peso, ao país vizinho.

Após um empate de 1 a 1 no tempo normal, que persistiu nos 30 minutos de prorrogação, brilhou a estrela do goleiro Dominguez. Nas penalidades, o equatoriano de 36 anos defendeu as cobranças de Silvio Romero, Pedro Augusto e Emanuel Britez, para garantir um bicampeonato (2009 / 2023) ao ‘Rei de Copas’ e se estabelecer como carrasco do Tricolor cearense, que chegou a ter a bola do campeonato nos pés de Pedro Augusto, não aproveitou e viu a série ser encerrada em 4 a 3 em favor do time de Quito, depois de Britez também falhar, já nas batidas alternadas.

Antes, com a bola rolando, Lucero abriu o placar para o Laion, aos 3 minutos da etapa complementar, quando os comandados de Juan Pablo Vojvoda eram melhores e tinham o controle das ações. Entretanto, a alegria brasileira durou pouco. Isto porque, aos 11’, Lisandro Alzugaray anotou um golaço, depois de uma linda jogada individual, deixando tudo igual no marcador.

No duelo da marca da cal, João Ricardo fez sua parte, parando Paolo Guerrero e Alexander Alvarado. Entretanto, o aproveitamento do arqueiro tricolor não impediu um desfecho amargo para o clube que ascendeu em 2017, depois de 8 anos na Série C, para se tornar uma referência de gestão e projeto esportivo, na elite do futebol nacional.