3 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Lenda do futebol brasileiro, Zagallo morre aos 92 anos

Com participação em quatro dos cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira, Zagallo se tornou um símbolo da Amarelinha e ícone do esporte

Zagallo, tetracampeão do mundo, morre aos 92 anos – Foto: Lucas Figueiredo / CBF


Por Dyego Barros

O futebol brasileiro perdeu nessa sexta-feira (5) uma de suas figuras mais representativas. Aos 92 anos, morreu Mário Jorge Lobo Zagallo, o Velho Lobo, alagoano radicado no Rio de Janeiro com participação em quatro das cinco Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil: dois títulos como jogador (1958 e 1962), um como treinador (1970) e outro como coordenador técnico (1994). Façanha jamais igualada na história da competição, que transformou o ferrenho defensor da Amarelinha em um ícone do esporte.

A causa do falecimento ainda não foi divulgada.

Veja a seguir a nota de pesar publicada nas redes sociais do lendário ex-treinador:

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.
Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.
Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa.”

Repercussão

Imediatamente após o anúncio, feito pela conta de Instagram oficial do ídolo, a onda de manifestações começou. A CBF decretou luto de sete dias.

– A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol – disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, por meio de um comunicado.

O Fluminense, time em que Zagallo jogou, também se manifestou pelo antigo Twitter:

-O Fluminense Football Club lamenta profundamente o falecimento de Mario Jorge Lobo Zagallo, uma das grandes lendas da história do futebol brasileiro e mundial e campeão pelo Tricolor. Toda a nossa força e os nossos sentimentos aos amigos, familiares e fãs de um ídolo eterno.