7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Levantamento Populacional do Pinheiro entra na última semana

Além do Ponto de Atendimento, os moradores podem obter informações sobre o levantamento no telefone 3315-2484

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) entra na última semana de trabalho do Levantamento Populacional do bairro do Pinheiro. A ação visa identificar as condições de vulnerabilidade das famílias e pessoas que trabalham na região.

As informações servirão de base para que os órgãos municipais, estaduais e federais, envolvidos no Plano de Contingência, saibam onde é necessário priorizar o auxílio numa possível evacuação do bairro.

“Já percorremos todas as ruas do bairro previstas no Mapa de Feições e estamos em fase final do Levantamento Populacional. Esta semana estaremos visitando os últimos estabelecimentos comerciais e retornando em três condomínios que ainda têm pendência na visita domiciliar”. Ray Gomes, assistente social que coordena os trabalhos.

Ao todo, 2.369 imóveis comerciais e residenciais foram visitados pelos profissionais da Semas. As informações do Levantamento Populacional vão apontar onde há crianças menores de seis anos, idosos, pessoas com deficiência, cadeirantes e acamados. São pessoas que precisariam de um apoio prioritário em caso de evacuação do bairro.

Além do Ponto de Atendimento, os moradores podem obter informações sobre o levantamento no telefone 3315-2484.

Nesta terça-feira (19), o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) vai expedir uma recomendação para que a Prefeitura de Maceió, por meio da Defesa Civil Municipal, faça a evacuação imediata de toda a área vermelha do bairro do Pinheiro, considerada de alto risco.

Estudos

Os estudos que têm como objetivo identificar o motivo do surgimento de fissuras no bairro do Pinheiro continuam. Nesta terça-feira (19), equipes do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) estarão, das 8h às 18h, na Avenida Francisco Freire Ribeiro para mais uma etapa dos trabalhos.

Durante a operação, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) farão o bloqueio total da pista para garantir a segurança viária dos condutores e pedestres que circulam diariamente pela região. Como a Avenida Francisco Freire Ribeiro não é corredor de transporte coletivo, as linhas de ônibus que atendem o bairro do Pinheiro não sofrerão alterações em seus itinerários.