2 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Licenciamento: Problemas no sistema do Detran inviabilizam emissão da ‘Amarelinha’

Segundo assessoria do órgão, contribuinte não será penalizado e poderá efetuar o pagamento posteriormente

Os proprietários de veículos que tentaram acessar o sistema do Detran Alagoas nas últimas 24 horas, para emitir o documento de Licenciamento – a chamada Amarelinha – provavelmente não conseguiram. Uma mensagem de erro aponta falha no sistema e o problema foi confirmado hoje à tarde, em consulta à assessoria do órgão.

“O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa aos usuários que, devido a problemas técnicos no sistema de Infraestrutura Tecnológica do órgão, a emissão das guias de licenciamento (“amarelinha”) pelo site (www.detran.al.gov.br) está impossibilitada”.

A falha acontece exatamente no período de grande procura, devido à data de licenciamento de 2019, para primeira faixa de veículos – com finais de placa 1 e 2 – que vence nesta quarta-feira (28). Contribuintes reclamaram que desde ontem tentam acessar o sistema, sem sucesso.

Por meio da assessoria, a autarquia informa a esses proprietários que não conseguiram emitir a guia para licenciamento hoje, que nesse caso “o pagamento posterior da “Amarelinha” não acarretará aumento de valores e nem possibilidade de autuação, visto que a validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) segue o calendário estabelecido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas (Cetran)”, nas seguintes datas:

PLACA  Validade do CRLV de 2018

1 e 2      31 de agosto de 2019

3 e 4      30 de setembro de 2019

5 e 6      31 de outubro de 2019

7 e 8      30 de novembro de 2019

9 e 0      30 de dezembro de 2019

Nota do site:

Recomendamos aos proprietários atenção ao fato de que a guia de licenciamento (Amarelinha) e a guia do IPVA, pago via Documento de Arrecadação (DAR) emitido pela Secretaria da Fazenda, são documentos distintos, e que o problema no Detran não inviabiliza a emissão do DAR,pela Sefaz. Portanto, para evitar problemas, o IPVA dos veículos de placa terminadas em 1 e 2, que também vence nesta quarta-feira , deve ser pago normalmente nesta data