8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Líderes das Coreias prometem acordo de paz e fim de armas nucleares

Por terem participado da guerra, os EUA precisam participar e concordar com os termos do novo tratado; Trump tem encontro marcado com Jong-Un em maio

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un concordaram em retirar todas as armas nucleares da península coreana. Anunciado também, nesta sexta-feira (27), que os dois governos pretendem assinar um acordo de paz até o fim deste ano.

Os países afirmaram que pretendem envolver os Estados Unidos e a China para converter o atual armistício em um acordo de paz. Por terem participado da guerra, os EUA precisam participar e concordar com os termos do novo tratado.

A declaração não especifica como funcionará o processo de desnuclearização da península Coreana. No passado, os norte-coreanos já disseram que só poderiam abrir mão de suas armas nucleares quando os EUA tirassem seus 28 mil soldados da Coreia do Sul.

Os países também anunciaram que em agosto irão organizar uma nova reunião entre famílias separadas desde a guerra.

Trump

Mais cedo, em março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitou um convite histórico da Coreia do Norte para se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong-un em maio.

A decisão de Trump de aceitar um encontro para abrir o diálogo contrasta com seus discursos beligerantes contra Jong-un, a quem chamou de “Rocket Man” (homem foguete) por diversas vezes em 2017.

Nenhum presidente dos EUA se encontrou com um líder norte-coreano na história – Bill Clinton chegou a se encontrar com o pai de Kim Jong-un, Kim Jong-il, em 2009, quando já havia deixado o poder.