19 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Na Globo, Lira diz que errou ao críticar Padilha e elogia governo Lula

Lira disse que considera atual governo como o que tem tido “melhores condições de governar o país” e desconversou sobre a instalação de CPIs

Em entrevista no programa “Conversa com Bial”, da TV Globo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), baixou o tom à críticas ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Ele foi além e disse que errou ao chamar Padilha de “desafeto pessoal” e “incompetente”. Além disso, o deputado alagoano afirmou que o Governo “plantou mentiras”. “Lamentável que integrantes do governo interessados na instabilidade da relação harmônica entre os Poderes fiquem plantando essas mentiras. E depois, quando o Parlamento reage, acham ruim”, disse ele, semanas atrás.

“Tenho erros e acertos. Não tenho problema de reconhecer o erro quando o faço. Vinha apontando, reservadamente ao governo e eles sabem disso, que há alguns meses que não funciona a articulação do governo. Se você prestar atenção, há um esforço da presidência da Casa e do governo na Câmara de convergir matérias para que elas cheguem muito maduras no plenário”. Lira, no Conversa com Bial.

Mais “sereno” e citando a PEC da Transição, Lira considera que o atual governo é o que tem tido “melhores condições de governar o país” e desconversou sobre a instalação de CPIs.

“Nesses dias, está sendo dito que Arthur está com muita virulência, vai instalar CPIs, vai fazer pauta-bomba […] Não há nenhum governo desde que cheguei na Câmara que tenha tido melhores condições de governar o país do que o presidente Lula teve dado por nós”.

O presidente da Casa afirmou ainda que o “2023 espetacular” do governo aconteceu por conta do Congresso. “O presidente Lula teve um ano de 2023 espetacular por tudo o que o Congresso fez, especialmente a Câmara dos Deputados”.