4 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Eleições 2020

Luciano Barbosa é eleito prefeito em Arapiraca sub judice

Sem partido e tendo que brigar na justiça para estar nas urnas, vice-governador recebeu mais de metade dos votos válidos

Expulso do próprio partido e presente nas urnas apenas após autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda assim, o vice-governador de Alagoas Luciano Barbosa (sem partido) foi eleito, neste domingo (15), prefeito de Arapiraca (AL).

A apuração no município do Agreste de Alagoas terminou com ele tendo recebido 59.249 votos, ou 54,56% dos válidos. A vice é Rute Nezinho, do PL. Mas, com candidatura sub judice, não é certo de que ele vá ser diplomado.

Barbosa ainda espera pelo julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) sobre o registro de sua candidatura. Sua presença nas urnas foi garantida pelo TSE apenas para que seja aguardado o trâmite no TRE.

A segunda colocação ficou com Fabiana Pessoa, com 20.874 votos ou 19,22% dos válidos. Como comparativo, a abstenção no município foi de 19,14%. Se somados aos votos brancos e nulos (2,13% e 4,07%), Fabiana Pessoa teria recebido menos votos que essa parcela.

Barbosa concorreu sub judice, enquanto aguarda julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) sobre o registro de candidatura. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou que ele disputasse as eleições e mantivesse o nome nas urnas, enquanto o processo tramita no TRE-AL.