11 de dezembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula anuncia nesta quinta-feira o nome de Lewandowski para o Ministério da Justiça

Ministro exigiu carta branca para escolher os membros da própria equipe

Ricardo Lewandowski aceita cargo de Ministro da Justiça

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lwandowski, deve ser anunciado nesta quinta-feira, 11, como o novo ministro da Justiça, em substituição a Flávio Dino, que será empossado no próprio STF.

Lewandowski foi o escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O magistrado aceitou o convite, na noite desta quarta-feira, 10.

Lewandowski se reúne com o presidente Lula, na manhã de hoje, para acertar detalhes, e logo em seguida deve ser feito o anúncio oficial. O ministro aposentado do Supremo afirmou que precisava de carta branca para escolher os membros da própria equipe e pediu que a pasta não fosse dividida. Com isso, Ricardo Capelli, o preferido de Flávio Dino, deve deixar o ministério.

O ministro se aposentou  do STF em abril de 2023 porque completou 75 anos — idade máxima para ocupar uma cadeira na Corte. Ele entrou no Supremo em 2006, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e foi sucedido pelo advogado Cristiano Zanin.

A expectativa é de que com o ingresso dele, a pasta sofra mudanças significativas, principalmente na gestão do sistema prisional e na investigação criminal conduzida pela Polícia Federal.