
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta terça-feira, 28 na Arábia Saudita, iniciando assim sua visita ao Oriente Médio.
Em Riade, capital Saudita, Lula tem um primeiro encontro hoje com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro do país, Mohammed Bin Salman Al-Saud. A reunião está prevista para 12h15 (horário de Brasília).
Na agenda organizada pelos diplomatas dos dois países, consta a discussão sobre possibilidades de investimentos sauditas no Brasil e um aumento do comércio entre os países, que atingiu US$ 8,2 bilhões em 2022.
O projeto de aumentar as relações comerciais entre os dois países tem como pano de fundo o fato de que grupos empresariais brasileiros pretendem se instalar na Arábia Saudita e diversificar seus investimentos.
Na extensa agenda do presidente da República, consta ainda discussões sobre abertura de mercados e atração de investimentos, principalmente em energia renovável. Depois, em Doha, nos Emirados Árabes, a participação na COP 28.
Segundo o próprio Lula, será “muito trabalho para recolocar nosso país no cenário internacional, e atrair investimentos que gerem emprego e desenvolvimento para o Brasil”.