2 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Lula desembarca na Arábia Saudita para ampliar ralações comerciais entre os dois países

Em Riade, capital Saudita, Lula defende interesses de grupos empresariais brasileiros que querem diversificar investimentos no Oriente Médio.

Presidente Lula desembarca nesta terça-feira no Oriente Médio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta terça-feira, 28 na Arábia Saudita, iniciando assim sua visita ao Oriente Médio.

Em Riade, capital Saudita, Lula tem um primeiro encontro hoje com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro do país, Mohammed Bin Salman Al-Saud. A reunião está prevista para 12h15 (horário de Brasília).

Na agenda organizada pelos diplomatas dos dois países, consta a discussão sobre possibilidades de investimentos sauditas no Brasil e um aumento do comércio entre os países, que atingiu US$ 8,2 bilhões em 2022.

O projeto de aumentar as relações comerciais entre os dois países tem como pano de fundo o fato de que grupos empresariais brasileiros pretendem se instalar na Arábia Saudita e diversificar seus investimentos.

Na extensa agenda do presidente da República, consta ainda discussões sobre abertura de mercados e atração de investimentos, principalmente em energia renovável. Depois, em Doha, nos Emirados Árabes, a participação na COP 28.

Segundo o próprio Lula, será “muito trabalho para recolocar nosso país no cenário internacional, e atrair investimentos que gerem emprego e desenvolvimento para o Brasil”.