6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Lula será transferido para São Paulo após autorização da Justiça

Corporação argumentou que a prisão de Lula na Superintendência gerou transtornos às funções da PF e também a moradores e estabelecimentos da região

Ex-presidente cumpre pena na sede da Superintendência da PF, em Curitiba, desde abril de 2018

Foi autorizada hoje, pela Justiça Federal do Paraná, transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para São Paulo. A decisão foi da juíza federal Carolina Lebbos, responsável pela execução penal do petista, que cumpre pena na sede da Superintendência da PF (Polícia Federal), em Curitiba, desde abril de 2018.

Ainda não foram definidos nem a data da transferência ou para onde Lula será levado. O ex-presidente foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no âmbito da Operação Lava Jato. Ele cumpre pena em uma sala especial por sua condição de ex-presidente.

O pedido de transferência do petista foi feito PF ainda em 2018. A corporação argumentou que a prisão de Lula na Superintendência gerou transtornos às funções da PF e também a moradores e estabelecimentos da região. Um dos pontos citados pela PF foi a presença de “grupos antagônicos” nos arredores do local.

Já a defesa do ex-presidente solicitou que, caso a transferência fosse realizada, o ex-presidente fosse levado para São Paulo para uma instalação em condições semelhantes à que hoje ele cumpre pena em Curitiba. No despacho publicado hoje, a juíza aceitou o pedido da defesa.

Na decisão, a juíza afirma que a permanência de Lula na Superintendência da PF em Curitiba foi “prudente e necessária”, diante de ações penas em curso, mas que agora, com autos conclusos para sentença, seria mais adequado que “o cumprimento de pena se dê próximo ao seu meio familiar e social”.