8 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Lula e Bolsonaro serão julgados esta semana pela justiça eleitoral

Presidente e ex-presidente respondem por Ações de Investigação Judicial Eleitoral

Lula e Bolsonaro na mira da justiça eleitoral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) serão julgados esta semana pelo Tribunal Superior Eeleitoral (TSE)

A corte julgará duas ações contra o presidente Lula da Silva. As Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) são referentes a supostas irregularidades cometidas durante a campanha para a Presidência da República nas eleições do ano passado. Todas podem levar à perda do mandato, se o candidato eleito for condenado, e à inelegibilidade.

Condenado e inelegível por 8 anos em ação anterior do TSE, Jair Bolsonaro responde agora a 15 Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes). Três dessas ações começaram a ser julgadas na terça-feira passada e terão continuidade na próxima terça, 17.

As ações apuram a ocorrência de ilícito supostamente perpetrado em decorrência do desvio de finalidade, em proveito de candidaturas de aliados, nas lives tradicionalmente realizadas por Bolsonaro nas dependências do Palácios da Alvorada, bem público destinado ao uso do presidente da República.