21 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula recebe repatriados de Gaza na base aérea de Brasília

Presidente destaca trabalho sério de diplomatas brasileiros para o resgate do grupo da zona de guerra

Presidente Lula acolhendo repatriados na base aérea de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na Base Aérea de Brasília, nesta segunda-feira, 13,  por volta das 23h25 O avião com os 32 brasileiros resgatados da região do conflito na Faixa de Gaza.

A primeira pessoa a embarcar na aeronave foi a médica da presidência da República, Dra. Ana Helena Germoglio. Os primeiros a desembarcarem foram duas crianças com quadro de desnutrição e seus responsáveis. Eles foram levados por uma ambulância para o Hospital da Força Aérea, onde receberão atendimento médico.

O resgate foi feito no avião da Presidência da República, cedido para a missão. A lista de autorização de saída dos brasileiros e familiares contava com 34 nomes, no entanto, o Itamaraty informou que duas pessoas decidiram permanecer na Faixa de Gaza por motivos pessoais. O grupo que volta ao Brasil é composto por 17 crianças, nove mulheres e seis homens

A previsão é que os 32 resgatados permaneçam em Brasília por cerca de 48 horas para atendimento médico e psicológico, antes de seguirem em um voo da Força Aérea para São Paulo. No Brasil, eles serão acolhidos e terão a documentação expedida.

Trabalho sério

Na chegada do grupo a Brasília, Lula destacou a mobilização do governo para repatriá-lo. “A chegada desse décimo avião é a coroação de um trabalho muito sério que a gente deve a muita gente que trabalha no governo, sobretudo, o ministro de Relações Exteriores, e todos os companheiros que estão aqui”, afirmou o presidente da República.