1 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Maceió detém quase 60% dos empregos gerados no estado em 2023

Mais de 96 mil postos de trabalho foram criados na capital, com saldo positivo de 13.561 vagas, segundo dados do Caged

Maceió detém quase 60% dos empregos gerados no estado em 2023
Emprega Jovem foi um dos programas criados pela gestão do prefeito JHC para incentivar e qualificar a população para o mercado de trabalho. Foto: Alissom Frazão/Secom Maceió
Desde 2021, o desenvolvimento da capital alagoana e o bem-estar dos maceioenses têm sido prioridades da gestão JHC. Em 2023, Maceió foi responsável por quase 60% das carteiras de trabalho assinadas em todo o estado. Dos 23.291 empregos criados em Alagoas, 13.591 foram na capital. Os dados são do Novo Cadastro do Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O saldo positivo de empregos na capital alagoana é reflexo da política de investimentos realizada pelo prefeito de Maceió, JHC, em todas as áreas da cidade, que já somam R$ 1 bilhão, o maior recurso público aplicado em toda a história de Maceió. A iniciativa possibilita a ampliação das empresas em funcionamento, como também a instalação de novos negócios, a exemplo do Grupo Mateus, Havan, LOG, entre outros.

Em 2023, Maceió também foi classificada como a terceira capital do Nordeste mais ágil no processo de abertura de empresas, de acordo com o boletim Mapa de Empresas, produzido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O levantamento apontou ainda que a capital alagoana está entre as sete capitais mais rápidas do país, contribuindo para a atração de grandes empreendimentos comerciais.

“Sempre acreditei na vocação econômica de Maceió e, por isso, realizamos tantos investimentos. Para que nossa cidade se tornasse mais atrativa, também desburocratizamos a emissão de licenças de funcionamento, atraindo grandes empresas e, consequentemente, gerando mais vagas de trabalho para os maceioenses. Além disso, também criamos políticas públicas, como os programas Emprega Jovem e Emprega Mulher, para incentivar e qualificar a população”, justificou o prefeito JHC.