19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Maceió passa a contar com aplicativo para a população solicitar limpeza urbana

Disponível para aparelhos com sistemas Android e IOS, o Aplicativo Limpeza é Massa pode ser baixado gratuitamente; ferramenta também vai fornecer informações sobre a coleta domiciliar

Maceió passa a contar com aplicativo para a população solicitar limpeza urbana
Prefeitura lança aplicativo para atendimento à população. Foto: Cristalya Tavares/Ascom Alurb
A partir desta terça-feira (21), Maceió tem uma nova plataforma para abrir solicitações a respeito da limpeza urbana da cidade: o Aplicativo Limpeza é Massa. Pelo novo canal de atendimento, que está disponível gratuitamente para ser baixado em aparelhos com sistemas Android e IOS, será possível, ainda, receber notificações sobre a coleta domiciliar e fazer denúncias de descarte irregular.

Ao abrir o aplicativo, é necessário fazer um cadastro. Nele, será preciso inserir os dados pessoais como nome completo, CPF, telefone para contato e uma senha de acesso. Para abrir alguma solicitação, o cidadão deve inserir imagens, endereço completo e detalhes da situação. Essas informações são essenciais para a segurança do solicitante e a efetividade da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) na resolução do problema.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destaca o avanço na forma de atender os pedidos da população.

“O Aplicativo Limpeza é Massa vai aproximar ainda mais o cidadão do poder público. É isso que nós queremos, que a população seja parte do processo de manter a cidade limpa, compartilhando essa responsabilidade. Todos somos fiscais dos descartes irregulares acontecem próximos da nossa residência ou em espaços públicos da capital”, disse.

Uma das funções do app é lembrar ao cidadão, em forma de notificação, que sua região será atendida naquele dia e em determinado horário pela coleta domiciliar, evitando que os resíduos sejam disponibilizados de forma errada, diminuindo os casos de entupimento e transbordamentos de canais e bueiros, principalmente no período chuvoso.

“Diariamente nós recebemos reclamações por meio da imprensa, mas que em momento nenhum foram registradas nos canais da Alurb. Nossas equipes estão nas ruas e para atender todas as solicitações independente de onde venham, mas o serviço é mais célere quando há registro nos canais oficiais, que disponibilizam um protocolo para acompanhamento por parte do cidadão”, frisou Teófilo.

São de competência da Alurb os serviços de capinação, varrição, recolhimento de animais mortos em via pública, coleta de resíduos em pontos de lixo, Coleta de Volumosos, registro de denúncias e informações a respeito dos PEVs, Coleta Seletiva, Ecopontos e Ecoboats.