22 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Maior torneio esportivo dos aposentados do Brasil reúne mais de quatro mil pessoas em Maceió

Realizado com apoio da prefeitura, evento voltou à cidade após 15 anos

Maior torneio esportivo dos aposentados do Brasil reúne mais de quatro mil pessoas em Maceió
Evento movimentou a economia local em torno de R$ 40 milhões. Foto: Assessoria FENAAB

Maceió mais uma vez provou porque é capital do esporte brasileiro. Após 15 anos, a cidade voltou a sediar o Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Branco do Brasil (CINFAABB), o maior torneio esportivo da terceira idade do País.

Promovido pela Federação Nacional das AABB (FENAABB), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de Maceió (SEMESP), o evento reuniu de 17 a 24 de abril, mais de quatro mil pessoas, entre atletas, diretores de clube e familiares, de todo o Brasiel, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (ABB), localizada no bairro Pescaria, no litoral Norte da capital.

“A Secretaria de Esportes de Maceió estará sempre de portas para promover a CINFAABB. Sabemos da importância do encontro para todas as delegações do País. A última edição do evento em nossa cidade foi em 2008 e, graças ao prefeito JHC, conseguimos reunir em nossa cidade milhares de turistas, que ainda vão aproveitar as belezas turísticas do município e movimentar a economia em mais R$ 40 milhões. Foi muito satisfatório ver que todo o esforço durante as reuniões para apoiar o evento deu super certo. Por isso, quero agradecer à FENABB pela parceria. Maceió é e sempre será a capital do esporte do Brasil”, destacou o secretário de Esportes de Maceió, Francisco Carlos Nascimento, conhecido pelo apelido Chicão.

Pelo menos 1.500 atletas aposentados de delegações de ABBs competiram em várias modalidades esportivas, como futebol, natação, corrida, tênis de mesa, vôlei de praia, beach tênis, buraco, dominó, sinuca, pôquer e xadrez. Fábio Rodrigues veio para Maceió com na delegação da ABB Recife e participou da modalidade Super Master Futebol.

“Nossa delegação chegou a duas finais na categoria. Ano passado, eu participei de uma seleção regional entre os estados só do Nordeste. O evento é maravilhoso. Além da competição em si, tem os benefícios da parte turística e da rede hoteleira da cidade”, disse.

Natural de Mato Grosso do Sul, Nassaer Allab foi campeão categoria Sinuca Ouro. Outros atletas também foram destaque, a exemplo de Raiminho Ceyiti da ABB do Paraná, e Roberto Honda, de Goiás, que levaram o primeiro lugar na modalidade Master de Futebol.

A ABB de Maceió de futebol conquistou um feito inédito, após bater na trave nas últimas duas edições da CINFAAB. “O título veio para coroar esse grande evento. E nada disso seria possível sem o apoio da prefeitura. Por isso, agradeço ao secretário Chicão, que até apitou um jogo aqui. Tivemos várias reuniões com ele para que chegássemos a esse momento tão lindo”, comentou.

Gustavo Boeira, presidente da FENAABB destacou a relevância da articulação com a Prefeitura de Maceió para o sucesso da evento. “A CINFAABB contou com uma estrutura muito grande. Foram mais de quatro mil pessoas aqui, durante oito dias. Fechamos até a orla da Pajuçara para promover a corrida. Tivemos apoio com estandes, com música, com toda a parte operação do evento. Isso só foi possível graças à parceira da prefeitura”, ressaltou.

A próxima edicão do CINFAABB, realizada anualmente como forma de proporcionar um clima de descontração entre os colegas, familiares e amigos, acontecerá em São Luiz, no Maranhão.