7 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Maioria crianças: Vítimas de incêndio na Rússia estavam trancadas no cinema

Acredita-se que entre 78 e 85 pessoas estejam desaparecidas, segundo a agência de notícias Interfax, e cerca de 70% delas são crianças com idade entre 10 e 13 anos

Pelo menos 41 crianças faleceram no incêndio de domingo que matou 64 pessoas em um shopping center de Kemerovo, na Sibéria, segundo afirmaram autoridades nesta terça-feira (27). O presidente russo, Vladimir Putin, atribuiu a tragédia à “negligência criminosa”.

O incêndio atingiu o quarto andar, onde estão as salas de cinema e a praça de jogos infantis. Muitas crianças estavam no local na hora que o fogo começou. Os números de desaparecidos são conflituosos. Acredita-se que entre 78 e 85 pessoas estejam desaparecidas, segundo a agência de notícias Interfax, e cerca de 70% delas são crianças com idade entre 10 e 13 anos.

Trancados

O fogo que se alastrou no domingo (25) por um shopping center na Sibéria, norte da Rússia, se tornou fatal porque as portas do local estavam trancadas e não havia alarme de incêndio, segundo testemunhas e investigadores.

O incêndio começou no segundo piso do estabelecimento, cujas lojas, cinemas e pista de boliche estavam repletos de visitantes.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas pulando as janelas para tentar escapar das chamas.

As autoridades russas alegam que um técnico de segurança “desligou o alarme de incêndio” após ser alertado do fogo.

Ele e outras quatro pessoas – entre brigadistas, diretor técnico do shopping e o gerente do estabelecimento onde o incêndio começou – foram detidas para interrogatório.