4 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Mais de 200 kg de alimentos estragados são apreendidos no Vergel do Lago

Equipe de fiscalização percorreu supermercados e laticínios no bairro, realizando inspeções e apreendendo produtos que colocam a saúde dos consumidores em risco

Vigilância Sanitária apreende 220 kg de alimentos estragados no Vergel do Lago
Alimentos apreendidos foram levados ao aterro sanitário da capital. Foto: Cortesia

A semana iniciou com mais fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa). Desta vez, o trabalho do órgão resultou na apreensão de 220 kg de alimentos,  nesta segunda-feira (1º), estragados e fora do prazo de validade em supermercados e laticínios do Vergel do Lago. Dentre os produtos apreendidos estão carne suína, linguiça calabresa e queijo clandestino.

Segundo o chefe especial da Visa, Airton Santos, o órgão segue cumprindo com o seu papel de atuar, junto aos empreendimentos da capital, de maneira educativa, reforçando a importância de preservar a saúde da população. Mas, é importante que os consumidores estejam atentos aos alimentos que consomem.

“Diariamente estamos nas ruas para observar se as normas sanitárias estão sendo efetivadas. Ao encontrar alimentos estragados e fora do prazo de validade, fazemos o recolhimento e autuamos o estabelecimento, além de orientar os proprietários de forma educativa a fornecer produtos de qualidade, para garantir a segurança da saúde pública. Porém, a população também precisa estar atenta e observar sempre o prazo de validade dos alimentos e, ao ser alguma irregularidade, realizar a denúncia à Vigilância”, explicou.

Os estabelecimentos foram autuados e deverão responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 38 mil, no caso de reincidência de infração.

Disque Denúncia

Para denunciar irregularidades, em estabelecimentos sem adequações sanitárias, e que podem causar riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.