22 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Mais de três mil animais foram vacinados contra a raiva neste fim de semana

Mobilização segue nos bairros da parte baixa da capital e até agora já imunizou, desde o início da campanha, cerca de 42 mil animais

Em Maceió, mais de três mil animais foram vacinados contra a raiva neste fim de semana; confira próximos locais
Jatiúca, Poço e Ponta da Terra foram bairros contemplados com a ação, imunizando 3.760 animais. Foto: Jonathan LIns/Secom Maceió
A imunização de cães e gatos contra a raiva segue ocorrendo em toda a capital alagoana. No último fim de semana, dias 25 e 26 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu continuidade ao cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica.Desta vez, bairros da parte baixa de Maceió, como Jatiúca, Poço e Ponta da Terra, foram contemplados com a ação, imunizando 3.760 animais.

Desde o início da mobilização até o momento, os profissionais da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) já vacinaram, em média, 42 mil animais. Além da campanha, o número também reflete as ações de intensificação de vacinação contra a raiva realizadas pela UVZ antes mesmo da campanha, por meio do Dia D e do Brota na Grota.

O chefe especial da UVZ, Dario Guedes, reforçou que a campanha é organizada para que a cobertura vacinal inclua todos os animais aptos a se vacinar.

“Nossa campanha pretende imunizar todos os animais da cidade. Iniciamos no último dia 11 de novembro com a oferta do imunizante nos bairros da parte alta e, agora, estamos contemplando os bairros da parte baixa para que todos tenham a mesma oportunidade de vacinar seus animais. Por isso, não deixe de levar seu cão ou gato que esteja apto para receber o imunizante contra a raiva”.

Vacinação antirrábica no corredor Vera Arruda, na Jatiúca. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Vacinação antirrábica no corredor Vera Arruda, na Jatiúca. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Próximos locais

No próximo fim de semana , nos dias 2 e 3 de dezembro, a UVZ seguirá imunizando cães e gatos da parte baixa da cidade. Jacintinho, Feitosa, São Jorge, Barro Duro e Serraria serão as localidades beneficiadas com a mobilização.

No sábado (2), os moradores do Jacintinho poderão levar os pets para receber a vacina contra a raiva nos seguintes locais: Associação Aldeia do Índio, Caps Noraci Pedrosa, Escola Estadual Miran Marroquim, Grota do Cigano, Unidade de Saúde José Araújo e na Unidade de Saúde Waldomiro Alencar.

No bairro Feitosa, a imunização ocorrerá em dois locais: na Escola Estadual Maria das Graças e na Escola Estadual Pedro Teixeira.

Já no domingo (3), profissionais da UVZ estarão concentrados no São Jorge, na USF José Maria de Vasconcelos Neto e na Associação Planalto Santa Rita; no Barro Duro, na Escola Municipal Pompeu Sarmento e na US Novo Mundo; e no bairro da Serraria, na UBS José Tenório.

A mobilização ocorrerá das 8h às 17h nos dois dias, com previsão de imunizar uma média de sete mil cães e gatos das regiões.

Recomendações

Ainda de acordo com o chefe especial, não é necessário levar documentos para vacinar os animais. Basta que o tutor compareça a um dos pontos de vacinação levando o animal na guia ou na caixa de transporte e contenha seu pet no momento da vacinação.

Terminadas as ações do próximo fim de semana, a Saúde continuará percorrendo outros bairros de Maceió para disponibilização do imunizante, durante todo o mês de dezembro deste ano, concluindo a campanha em janeiro de 2024.