13 de dezembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Mais Médicos: Restam 15 vagas em Alagoas

Dentre os mais de 1.700 que se inscreveram, pouco mais de mil compareceram para trabalhar

Após 2 meses da substituição dos médicos cubanos, restam 15 vagas, em 12 localidades de Alagoas, a serem preenchidas pelo programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Destas, a maioria são a mais de 100 km de Maceió, no sertão do Estado.

A carência é nos municípios de Cacimbinhas, Campestre, Igreja Nova, Mata Grande, Olho d’Água das Flores, Olivença, Pão de Açúcar, Piaçabuçu, Piranhas, Santana do Ipanema, e São Brás. O Distrito Sanitário Especial Indígena, dividido com Sergipe, oferta duas vagas.

Com o programa, mais de 700 municípios brasileiros tiveram um médico pela primeira vez na história. E cerca de 528 mil alagoanos ficariam sem atendimento médico, na Atenção Básica de Saúde, sem os participantes do programa.

Brasil

São 1.460 vagas a serem preenchidas em todo o país, ou 82% das 8.517 dispostas no edital. Na segunda chamada, mais de 7 mil médicos com registro no Brasil se apresentaram aos municípios.

Dentre os mais de 1.700 que se inscreveram, pouco mais de mil compareceram para trabalhar, até 14 de janeiro.

O resultado dos selecionados está disponível no site do Programa Mais Médicos. Os postos que estiverem em aberto serão disponibilizados na próxima etapa, entre os dias 23 e 24 de janeiro, para os profissionais brasileiros formados no exterior.