24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Mercados alagoanos estão limitando compras de arroz, produzido em sua maioria no RS

Orientação é que os consumidores adotem o uso consciente e não façam estoques dos produtos

Os supermercados de Alagoas também estão limitando a compra de arroz. Desde quinta-feira (9) o consumidor encarou nas prateleiras avisos limitando a compra por clientes, de 3 a 5 quilos por franquia.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, responsável por 70% de tudo o que o país consome. E com o cenário de cheias, é possível que haja desabastecimento, diante da perda de lavouras.

Em Alagoas, as redes Unicompra, Palato e Atacadão já limitaram compras por CPF. No entanto, a Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA) afirmou que ainda é cedo para avaliar o impacto da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, como também prever alguns impactos potenciais no abastecimento de alimentos em Alagoas.

A orientação da entidade é que os consumidores adotem o uso consciente e não façam estoques dos produtos. Além disso, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) informou que os estoques e as operações de abastecimento do varejo estão normalizados.

A entidade ainda revela que vai solicitar ao governo a abertura de importações para completar o abastecimento da população.