18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Milei vence as eleições na Argentina e toma posse em 10 de dezembro

As principais propostas de campanha de Milei foram a dolarização da economia argentina, redução dos gastos e a privatização de empresas públicas.

Javier Milei, presidente eleito da Argentina

O candidato Javier Milei (La Libertad Avanza) foi eleito presidente da Argentina neste domingo, 19. Ele venceu o candidato governista e ministro da Economia Sergio Massa.

O candidato derrotado reconheceu a vitória do opositor cerca de 20h17, antes mesmo do horário previsto para o fim da contabilização dos votos, às 21h. Milei toma posse no dia 10 de dezembro.

Os argentinos foram às urnas em um dos segundos turnos mais polarizados da história. No primeiro turno, Massa teve 36,69% dos votos, enquanto Milei teve 29,99%.

O resultado da eleição pode ser visto como surpreendente, já que na história do país, somente o ex-presidente Maurício Macri conseguiu, em 2015, sair de segundo colocado no primeiro turno e virar o jogo no segundo turno.

Milei teve o apoio da candidata que ficou em terceiro lugar no primeiro pleito, Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), que teve 23,84% dos votos.

Quem é Javier Milei?

Milei é economista e desempenha papel de deputado federal, tem 53 anos e não tem esposa. Durante a campanha, disse que sua irmã, Karina Milei, desempenhará o papel de primeira-dama.

As principais propostas de campanha de Milei são a dolarização da economia argentina, a redução dos gastos estatais e a privatização de empresas públicas.