7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Ministro da Cidadania: Pente fino e saída para Bolsa Família

Osmar Terra reafirmou ainda que haverá 13º salário no programa já neste ano

O novo ministro da Cidadania, Osmar Terra, em sua primeira entrevista depois de assumir o cargo nesta quarta-feira (2), para falou da criação de uma porta de saída do Bolsa Família. “Pelo menos um jovem por família deve ter oportunidade de fazer curso técnico ou receber microcrédito”, disse ele.

Isto implica em uma mudança no programa. Quando questionado sobre a prioridade de trabalho no Ministério da Cidadania, que sofre críticas por tornar os beneficiários dependentes, ele se limitou a dizer que, em cada família que recebe o Bolsa Família, deve haver ao menos um jovem cumprindo um dos requisitos citados: fazer um curso técnico ou receber microcrédito para empreender.

Osmar Terra reafirmou ainda que haverá 13º salário no programa já neste ano. Ele explicou que a fonte dos recursos ainda não foi definida e que o orçamento para a área é “perna curta”. Ele diz que isto não impedirá o pagamento porque o 13º salário é uma diretriz do presidente Jair Bolsonaro para a pasta que comanda.

“Deve custar alguma coisa ao redor R$ 2,5 bilhões, que é a parcela mensal do programa. Vou sentar com área de planejamento, com a área orçamentária para avaliar onde a gente tem que atuar. Mas o 13º já está garantido, é uma decisão do presidente.” Osmar Terra, Ministro da Cidadania.

Calendário

Os beneficiários do programa Bolsa Família já podem consultar as datas de pagamento de 2019. As famílias em situação de vulnerabilidade social devem observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Em janeiro, os saques estarão disponíveis a partir do dia 18.