6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Miriam Leitão censurada: Chico Pinheiro demonstra preocupação com cenário atual

Presença dela e de sociólogo Sérgio Abranches foi cancelada em Feira do Livro como resposta a uma campanha de ódio nas redes sociais

A comissão organizadora da 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, decidiu cancelar a participação da jornalista Miriam Leitão, comentarista de economia da Rede Globo, após protestos da extrema-direita.

“Por seu viés ideológico e posicionamento, a população jaraguaense repudia sua presença, requerendo, assim que a mesma não se faça presente em evento tão importante em nossa cidade”. Manifesto que reuniu mais de 3 mil assinaturas.

A presença do sociólogo Sérgio Abranches também foi cancelada. Eles foram vetados pela organização em resposta a uma campanha nas redes sociais. Vista como oposicionista ao governo de Jair Bolsonaro (PSL), quem diria, ela incomodou fãs do presidente que teve na cidade 83% dos votos válidos na última eleição.

Como reação, Chico Pinheiro apresentador e companheiro no Bom Dia Brasil, saiu em defesa de Miriam Leitão em mensagem na rede social, demonstrando preocupação com o atual cenário o Brasil.

De acordo com o coordenador artístico do evento, Carlos Schroeder, além do manifesto, logo após o anúncio, moradores da cidade passaram a enviar ameaças de boicote ao evento e de ataques a Miriam a organizadores da feira. Segundo Schroeder, ele e outros coordenadores chegaram a receber uma mensagem ameaçadora por minuto em menos de 24 horas.