7 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

Mudanças em breve: Fim dos likes no Instagram e novo layout no Facebook

Mark Zuckerberg, dono das plataformas, anunciou novidades as nesta terça-feira

Redes sociais vão mudar em breve

Instagram não terá mais likes, Facebook mudará de cara e pagamentos poderão ser feitos no Whatsapp. Mark Zuckerberg, dono das plataformas, anunciou novidades as nesta terça-feira (30), durante a conferência F8, o principal evento do Facebook no ano.

As mudanças vão afetar todas as empresas de redes sociais e serviços de mensagens. E o fundador do Facebook quer criar uma nova plataforma baseada na privacidade, após anos de muitas críticas. E as primeiras mudanças físicas já começaram a aparecer.

Zuckerberg apresentou mudanças no Facebook

Facebook

O Facebook será redesenhado do zero no mobile e desktop. Um novo design completo, sem o tradicional azul, vai aparecer primeiro nos Estados Unidos e Canadá, seguindo depois para o resto do mundo. Com o visual mais limpo, até o logo da rede social irá mudar.

“Essa é a maior mudança no app e site do Facebook nos últimos cinco anos. Não vamos só atualizar o site, vamos mudar até o ícone do Facebook pela primeira vez desde que me lembro. Vai começar hoje nos Estados Unidos e nas próximas semanas vai para o resto do mundo”. Zuckerberg.

A rede social terá agora um foco maior nos grupos.Grupos e eventos vão ganhar uma aba única no topo e começarão a aparecer com mais frequência no feed. A rede social também sugerirá aos usuários novos grupos para participar cada vez mais. Brasileiros que gostavam do Orkut vão agradecer.

Além disso, o O Facebook anunciou que seu rival do Tinder, chamado de Dating, chegará ao Brasil. Antes disponível em apenas cinco países (Canadá, Argentina, Colômbia, México e Tailândia), a plataforma agora poderá ser usada por brasileiros e será atrelado ao Facebook, exigindo apenas um novo cadastro para criar serviços separados.

Whatsapp passará a movientar saques e pagamentos em dinheiro

Whatsapp

Já existe em fase de testes na Índia, mas a opção de pagamentos pelo WhatsApp chegará ao resto do mundo, com transferências de dinheiro sendo realizadas de forma simples pelo aplicativo.

Acho que devia ser tão simples mandar dinheiro para alguém quanto mandar uma foto. Zuckerberg

No WhatsApp Business, app voltado para negócios, usuário poderão criar um catálogo de produtos para seus clientes saberem tudo o que oferecem, como no iFood ou Uber Eats.

E o Status no aplicativo de mensagens ganhará mais destaque, principalmente no Stories, mais usada até do que os do Instagram. Zuckerberg destacou a possibilidade de criar uma experiência privada, de contato para contato, e apontou que o WhatsApp irá implantar novidades, sem especificar quais.

Zuckerbeg anunciou mudanças no Intagram que afetará influencers

Instagram

O Instagram contará com uma aba de shopping para que seja mais fácil comprar produtos pelo serviço e aumentar as regiões que aceitam pagamento diretamente no app. Será oferecida ainda a possibilidade de usuários comprarem diretamente de influenciadores da rede social que façam propaganda de algum produto.

Os Stories também mudarão. Antes de fazer um upload, uma nova seção chamada “modo criador” deixará que o usuário monte um Story da forma que quiser, seja só com stickers animados ou o que queira. O Stories também terá um novo sticker de doação para que as pessoas possam criar campanhas de arrecadação de fundos no serviço

A mais drástica mudança anunciada no F8 talvez seja o fim dos likes no Instagram. Até mesmo o número de seguidores em perfis poderá ficar privado, no que a rede social chama de experimentos para retirar algumas métricas para conter a ansiedade e problemas psicológicos causados pela rede social, principalmente em adolescentes.

Por outro lado, influenciadores digitais e muita gente que vive de Instagram vai espernear e já deve estar assustada com esta mudança.