2 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Neymar divulga vídeo de dolorosa fisioterapia após ser cortado da Copa América por lesão

A Copa América será nos Estados Unidos e começa em 20 de junho de 2024

Reforço mais caro da história do futebol da Arábia Saudita, o brasileiro Neymar está fora de campo desde que se lesionou em partida contra o Uruguai, pelas Eliminatória da Copa do Mundo em outubro.

Neymar teve uma ruptura no ligamento e em dois meniscos, interno e externo, além de estiramentos em ligamentos periféricos. Ele passou por procedimento cirúrgico para correção dessas lesões, tão graves, que o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, já anunciou que ele ficará de fora da Copa América 2024, entre junho e julho do ano que vem.

A previsão para o retorno de Neymar, comprado por 90 milhões de euros (R$ 480 milhões) pelo Al-Hilal, é apenas agosto de 2024.

“Foi feita uma reconstrução do ligamento cruzado. Retiramos um enxerto do joelho para refazer o ligamento rompido. Foi feito um reforço extra-articular para dar ainda mais segurança a esse ligamento cruzado. É como se colocássemos dois ligamentos no joelho para fazer a função do ligamento rompido. E foram feitos reparos, a sutura, dos meniscos rompidos”. Rodrigo Lasmar.

Neymar, que está com seis semanas de pós-operatório faz um trabalho de fisioterapia intensivo, sendo acompanhado por Rafael Martini. Lasmar diz que acompanhou algumas sessões e afirma que o jogador evolui bem, mas esta fase inicial é a mais difícil. “Ele precisa recuperar a flexão e a extensão completa do joelho”.

Cortado da Seleção, Neymar divulgou vídeo de uma sessão de fisioterapia, que busca flexionar seu joelho. O jogador parece sofrer com a sessão.

Sobre o desempenho do jogador após essa grave lesão, Lasmar foi sincero:

“A medicina evoluiu muito. A medicina esportiva acompanha o que há de mais moderno. A expectativa é que ele volte a jogar. Claro que a gente precisa de paciência. É um procedimento em que falar de retorno antes de nove meses é muito precoce. O tempo estimado é alguma coisa em torno disso, é consenso mundial para uma recuperação de ligamento cruzado anterior, ainda mais com lesões periféricas associadas. É importante ter o tempo biológico. É o tempo que o organismo tem para incorporar aquele ligamento, fazendo parte da função natural do joelho. A expectativa é que depois desse tempo ele esteja totalmente recuperado, pronto para voltar a jogar em alto nível, em alta performance, sem restrições. É importante para a seleção. Ele é peça fundamental para a preparação para a Copa 2026”.

Lasmar foi quem fez a cirurgia em Neymar, em novembro. O jogador se lesionou em outubro, na derrota para o Uruguai, pelas Eliminatórias. A Copa América será nos Estados Unidos e começa em 20 de junho de 2024. A estreia da seleção é no dia 24. A final está marcada para 14 de julho.