25 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Blog

Nossas energias estão sendo mal direcionadas

Enquanto o coronavírus faz mais de 3,5 mil mortes por dia no Brasil, estamos gastando energia desnecessariamente contra o Bolsonarismo.

Nesta quarta-feira (30), o Congresso Nacional reagiu fortemente e rechaçou um projeto de lei que, se aprovado, autorizaria Bolsonaro a decretar Estado de Sítio com prerrogativa de crise sanitária. Hoje, isso só é permitido em caso de guerra.

Tão nocivo quanto o novo coronavírus é o bolsonarismo. Essa gente está sempre esticando a corda para testar os limites da democracia. É desgastante combater diariamente a escalada autoritária desse governo.

Com a medida, o presidente teria amplos poderes para bloquear as ações de governadores e prefeitos, que têm evitado mortes.

Aliás, acredito que se fortalece a tese de que o presidente aposta no caos. Todas as mortes que registramos até agora tem o dedo do capitão, que deseduca a população e aposta no ódio. Ele quer levar o Brasil a uma situação extrema para dar o bote.

O Brasil não tem um líder, alguém que una a nação e coordene as ações para nos tirar da pandemia.

Bolsonaro nunca negou que é isso aí. Se depender do Congresso comprado e acovardado que temos, muita gente ainda vai morrer para a extrema-direita sustentar seu projeto de poder.

Que a sociedade dê a resposta nas urnas.