24 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Novo contorno de quadra deve melhorar o tráfego na região do Residencial San Nicolas

Medida começa a valer no próximo sábado (11), com a descentralização de movimentos semafóricos

Novo contorno de quadra deve melhorar o tráfego na região do Residencial San Nicolas
Mudança inicia no próximo sábado (11). Ilustração: Ascom DMTT
Um novo contorno de quadra começa a funcionar na Avenida Menino Marcelo, a partir do próximo sábado (11), nas proximidades do Residencial San Nicolas, na Serraria. A iniciativa foi definida após avaliações técnicas realizadas por equipes da Diretoria Executiva de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, com o objetivo melhorar o tráfego de veículos na área.

A medida visa otimizar o funcionamento do semáforo na região, descentralizando os movimentos semafóricos de uma interseção para duas, com o intuito de eliminar um terceiro estágio de verde e proporcionar maior fluidez ao tráfego.

Luciano Martins, diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, falou sobre a implantação. “Foram dias de análises, com uso de imagens de drones e avaliação do tempo semafórico para que pudéssemos definir uma medida para otimizar a mobilidade urbana naquela área”, explicou.

Como é

Atualmente, a entrada para o contorno de quadra é feita pela Rua dos Capixabas, seguindo pela Estrada dos Guaranis e saindo pela Avenida Presidente Roosevelt, que é mão dupla.

Como fica

A partir de sábado, o motorista que segue pela Av. Menino Marcelo, sentido José Tenório, e deseja retornar sentido Shopping Pátio, deve entrar à direita na Av. Presidente Roosevelt (galeria San Nicolas), à esquerda na Estrada dos Guaranis até a Rua Tapuias e realizar o retorno, para a Av. Menino Marcelo, sentido Tabuleiro do Martins.

Para a mudança, a Av. Presidente Roosevelt será mão única, sentido Residencial San Nicolas. A Estrada dos Guaranis também terá sentido único até a Rua Tapuias.

Educação no Trânsito

Para melhor ambientar comerciantes, moradores e motoristas, a equipe de Educação no Trânsito do DMTT realizará ações nas adjacências da implantação. Além do trabalho dos educadores, o órgão também distribuirá material via aplicativos de mensagem, para melhor difundir e explicar a mudança para as pessoas.

“Temos ações baseadas em estudos técnicos, com avaliações cuidadosas, pensando sempre em proporcionar uma melhor mobilidade para as pessoas que moram ou simplesmente trafegam pela região”, pontuou André Costa, diretor-presidente do DMTT.

Para a mudança, o DMTT implantou um novo semáforo. Com a instalação do equipamento, foi reconfigurada a parte semafórica existente na região. Também será reforçada a sinalização para a adequação aos novos movimentos da área, com novas regulamentações, advertências e indicações.